O sarampo hemorrágico, embora raro, é a forma clínica mais grave com que o sarampo se manifesta. Caracteriza-se por intensa toxemia, de início súbito com febre alta, convulsão, delírio, podendo chegar ao coma e resultar em graves distúrbios respiratórios. Além do exantema hemorrágico surge sangramento na boca, nariz e tubo digestivo. A coagulação intravascular disseminada parece estar envolvida nesse processo, que se caracteriza por ser freqüentemente fatal.
O sarampo modificado ocorre em pessoas que receberam gamaglobulina entre o quinto e o oitavo dias de incubação ou em lactentes que ainda apresentam imunidade adquirida passivamente. O sarampo tem, então, maior período de incubação (14 a 20 dias), sendo menor o período de duração da doença. Os pródromos são reduzidos ou ausentes. A febre é baixa e o estado geral conservado. As manchas de Koplik tornam-se discretas ou ausentes. A coriza, a conjuntivite e a tosse são mínimas ou faltam por completo. A erupção é atenuada, não surgem complicações e o contágio é mínimo.
fonte: SBP
bjs,soninha
A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! Florence Nightingale
Cuidar da saúde com amor e alegria!
10/06/2011
Sarampo Hemorrágico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, querida Soninha
Ótima informação!!!
Coitadenhas das crianças pequenas que estão sujeitas a tantas enfermidades graves...
Bjs de paz e excelente fim de semana.
Postar um comentário