Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

15/10/2012

Alimentação enteral


Voltei, e voltei tão indignada que mudei o nome do blog. Por que mudei? Porque a profissão de Enfermagem é Divina sim, mas estão avacalhando com a mesma, no momento em que técnicos, enfermeiros, supervisores de estágio etc e tal, não se dão ao devido respeito e por conta disto também não respeitam a profissão que abraçaram e as pessoas perdem a vida por conta de muita irresponsabilidade.

Desta vez mataram uma idosa administrando café com leite na veia. É possível isto??

Ultimamente tenho até receio de dizer que sou enfermeira. Ééééé...por causa de um todos levam a fama! 
Embora eu tenha a consciência hiper tranquila quanto ao meu desempenho profissional há coisas que são inadmissíveis que não dá para serem aceitas por não podermos concebê-las e, quando um profissional da mesma área que a nossa comete este tipo de coisa, sentimo-nos envergonhados. 
Como é que pode um estagiário, que deveria estar sendo supervisionado DIRETAMENTE por um profissional qualificado, trocar uma SNG ou SNE (sonda nasogástrica ou enteral ) pelo equipo venoso??

Não dá para conceber!!

Eu pergunto: a filha da vítima, uma pessoa leiga na área, percebeu o erro e advertiu. Como é que a futura profissional não o percebeu antes de administrar o café com leite pela via errada?

Eu já supervisionei estágios e sei muito bem a precariedade dos alunos que chegam até nós. Alunos que tiveram um curso teórico deficiente, alunos mal alfabetizados, alunos desinteressados e por aí.... portanto, não dá, em hipótese alguma, para deixá-los atuando sem uma supervisão DIRETA e ACIRRADA. NÃO DÁ!!

E agora? quem assumirá a culpa? Será que irão deixar a estagiária no fogo cruzado sozinha?? Ela, coitada, viu seus sonhos se esboroarem diante da sua falta de atenção e carregará esta "culpa' por toda a  vida. Já não lhe basta isto??

Os supervisores não podem, JAMAIS, esquecer de que para todo e qualquer procedimento de enfermagem há etapas a serem seguidas e respeitadas, e que eles não podem NUNCA, mas NUNCA mesmo, deixar um aluno, por mais preparado que seja, atuando sozinho.

Diante de mais este fato escabroso dentro da minha profissão, só me resta orar e muito a Deus para que Ele me permita morrer de velhice no meu leito ou, se eu tiver que parar num destes hospitais da vida, tenha piedade de mim e afaste do meu leito os profissionais e/ou os pretensos profissionais de qualquer área da saúde, que não estejam vestindo a camisa da empatia e responsabilidade para comigo.

Deus leve a paz à família enlutada e cuide de todos nós...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...