Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

16/11/2012

OSTOMIA : "A Cirurgia da Vida"



São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita ser operada para construir um novo caminho para a saída das fezes ou da urina para o exterior. Atualmente esse tipo de intervenção se realiza criando um ostoma, ou estoma, na parede abdominal pelo qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são expelidas.

Este ostoma, por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente. É por essa razão
que você precisará utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

O ostoma normal é vermelho ou rosa vivo brilhante e úmido. A pele ao seu redor deve estas lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor.

É importante observar o ostoma com regularidade e caso não esteja normal, procurar atendimento especializado. Não se assuste, no entanto, com pequenos sangramentos do ostoma. Lembre-se que ele é uma mucosa e como tal fere-se facilmente!

Se for possível, deixe a pele ao redor do ostoma tomar 5 minuto do sol da manhã nos dias de troca de bolsa. Lembre-se de cobrir o ostoma com gase ou tecido limpo.

Depois de um período de adaptação as pessoas ostomizadas podem levar uma vida normal e apenas devem respeitar alguns pontos fundamentais para conseguir a segurança que necessitam.

ostoma


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...