As mãos devem ser lavadas antes e após todo e qualquer procedimento. A lavagem das mãos bem realizada é um cuidado que evita a propagação de bactérias e a possibilidade de se estabelecer uma infecção cruzada, ou seja: podemos levar bactérias de um a outro paciente, se não formos cuidadosos.
Nossas mãos estando mal lavadas podem também levar microorganismos às outras pessoas que eventualmente venhamos a cumprimentar com aperto de mãos, os colegas, visitantes etc como também aos utensílios que tocamos tipo: telefone, copos, estetoscópios etc.
A lavagem rigorosa das mãos propicia a redução da quantidade de microorganismos existentes na sua superfície; elimina a sujeira comum do dia-a-dia; retira prováveis resíduos de medicamentos ou algum outro produto que tenhamos manipulado.Evitando a propagação dos microorganismos estamos evitando a propagação das doenças afins, e com isto estamos protegente todos que estão no mesmo ambiente.
E o que precisamos para realizar uma lavagem correta?
- água- sabão, preferencialmente líquido, mas se não tiver, corte o sabão em barra em pedaços pequeninos para que se gastem logo e não demorem na saboneteira aumentando o risco de contaminação.- papel toalha para enxugar.
Será que abrir a torneira,molhar as mãos,ensaboá-las e enxaguá-las é suficiente para alcançarmos os nossos objetivos?
Claro que não!
A técnica correta nós visualizamos nas imagens abaixo:
Observem que a lavagem inclui:
- palma das mãos
- dedos, inclusive as pontas
- entrededos
- punhos
- dorso e
- unhas
Quando terminar de lavá-las não toque na torneira para fechá-la senão você contaminará novamente as suas mãos, e sim pegue uma toalha descartável, seque-a bem seca, pegue outra se precisar e, com a última a ser utilizada você tocará a torneira para ser fechada.
Mais imagens:
Cuide-se, e boa sorte!
Ah! Não se esqueça de usar o álcool em gel!
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário