Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

29/04/2011

Lavando as mãos corretamente...



As mãos devem ser lavadas antes e após todo e qualquer procedimento. A lavagem das mãos bem realizada é um cuidado que evita a propagação de bactérias e a possibilidade de se estabelecer uma infecção cruzada, ou seja: podemos levar bactérias de um a outro paciente, se não formos cuidadosos.

Nossas mãos estando mal lavadas podem também levar microorganismos às outras pessoas que eventualmente venhamos a cumprimentar com aperto de mãos, os colegas, visitantes etc como também aos utensílios que tocamos tipo: telefone, copos, estetoscópios etc.

A lavagem rigorosa das mãos propicia a redução da quantidade de microorganismos existentes na sua superfície; elimina a sujeira comum do dia-a-dia; retira prováveis resíduos de medicamentos ou algum outro produto que tenhamos manipulado.Evitando a propagação dos microorganismos estamos evitando a propagação das doenças afins, e com isto estamos protegente todos que estão no mesmo ambiente.

E o que precisamos para realizar uma lavagem correta?
- água
- sabão, preferencialmente líquido, mas se não tiver, corte o sabão em barra em pedaços pequeninos para que se gastem logo e não demorem na saboneteira aumentando o risco de contaminação.
- papel toalha para enxugar.

Será que abrir a torneira,molhar as mãos,ensaboá-las e enxaguá-las é suficiente para alcançarmos os nossos  objetivos? 

Claro que não!

A técnica correta nós visualizamos nas imagens abaixo:



Observem que a lavagem inclui:
- palma das mãos
- dedos, inclusive as pontas
- entrededos
- punhos
- dorso e
- unhas

Quando terminar de lavá-las não toque na torneira para fechá-la senão você contaminará novamente as suas mãos, e sim pegue uma toalha descartável, seque-a bem seca, pegue outra se precisar e, com a última a ser utilizada você tocará a torneira para ser fechada.

Mais imagens:



Cuide-se, e boa sorte!

Ah! Não se esqueça de usar o álcool em gel!

bjs,soninha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...