Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

05/05/2011

stevancoelho // Cateterismo Vesical Masculino




Observações:

- A bandeja, não coloco entre as pernas do paciente e sim , sobre uma mesinha auxiliar.


- A antissepsia da região perineal realizo com luvas descartáveis, uso solução fisiológica para lavar as que estão em péssimas e ruins condições de higiene para depois usar o antisséptico., em seguida retiro as luvas de procedimento, lavo as mãos novamente, passo álcool a 70º, seco com toalha descartável e só então calço as luvas estéreis.

- Durante este tempo de troca de luvas mantenho o pênis (região uretral) coberto com uma gaze estéril umedecida com antisséptico.

O colega esqueceu-se de testar o balão da sonda de foley ou catéter vesical de demora, antes de introduzí-la na uretra. É importante a realização do teste  com a insuflação de ar através de uma seringa estéril, a espera de alguns segundos a minuto a fim de verificar se ele permanece cheio ou em esvaziamento, porque podemos estar utilizando um CVD  com defeito de fábrica ,um furo que poderá ocasionar o vazamento da água destilada dentro da bexiga ,posterioriormente a sua saída espontânea e a necessidade de um novo procedimento.

- Assim como, ao iniciar o procedimento comunicamos ao paciente o que iríamos realizar, ao seu término, ele estando lúcido devemos orientá-lo qual o prazo para uma posterior troca do catéter, os cuidados pertinentes à manipulação ao esvaziamento da bolsa coletora, e a importância da ingestão hídrica caso não haja restrição médica. Estas orientações são válidas a nível ambulatorial. Caso os pacientes sejam muito idosos, passá-las aos familiares e/ou responsáveis.

bjs,soninha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...