Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

09/05/2011

Tratamento europeu contra o bruxismo




Dores de cabeça e no rosto, mandíbula “travada”, dentes rangendo. Você reconhece esses sintomas?

Então, você pode estar sofrendo de bruxismo, problema que consiste no ato de apertar e também ranger os dentes durante o sono. No Brasil, o tratamento mais comum é o uso de placas de mordida que, colocadas na boca durante a noite, evitam o desgaste dos dentes.




“Este tipo de tratamento apenas protege os dentes do desgaste”, explica o professor e pesquisador dinamarquês Peter Svensson, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

Entre os dias 2 e 5 de maio, Peter esteve na FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru), na USP, ministrando a disciplina “Dores Orofaciais: Pesquisa e Clínica”, ao lado de Paulo César Rodrigues Conti, professor titular do Departamento de Prótese e presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOB. Em suas aulas na FOB, Svensson apresentou aos alunos o grindcare, aparelho que representa um avanço no tratamento do bruxismo.

O aparelho funciona por meio do monitoramento dos músculos faciais. Um eletrodo é fixado à face do indivíduo antes de dormir e um dispositivo menor que um aparelho celular é pendurado no pescoço. Quando os músculos fazem movimentos para se contrair, o aparelho emite um sinal que funciona como um pequeno beliscão na face do indivíduo. 




Com o tempo, a pessoa aprende que o ato de ranger os dentes gera esse estímulo e, então, para de apertá-los. Por acontecer em um estágio de sono profundo e não ser doloroso, o estímulo não acorda o paciente. Outra vantagem é que o aparelho não precisa ser usado todos os dias. “O bruxismo é cíclico, varia de acordo com o nível de estresse da pessoa. Por isso, o aparelho não precisa ser usado toda noite” explica Svensson.

De acordo com o professor Conti, a faculdade já tem dois projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética da FOB, aguardando a presença do professor Svensson para demonstrar o uso do aparelho para começar a utilizá-lo na USP. 



Nesta sexta, Svensson irá analisar e discutir projetos de pesquisa a respeito de dores orofaciais (atingem a região da mandíbula) que serão realizadas pela faculdade. Na literatura científica, já existem trabalhos publicados comprovando a eficácia do aparelho, especialmente para pessoas que não se adaptam à placa de mordida.

As pesquisas na FOB, que terão duração de um ano, pretendem reforçar esses trabalhos. Na Europa, o aparelho já é usado há dois anos e está disponível no mercado.

Peter Svensson e Paulo César Rodrigues Conti
apresentam o grindcare em Bauru durante 
visita à FOB

Para o Brasil, ainda não há previsões de quando o grindcare será acessível a todos.

20% da população mundial sofre de bruxismo 


 bjs,soninha

Um comentário:

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Soninha
Estive viajando por 20 dias e estou com as visitas em "dívida"... mas vou, aos poucos, recuperando o contato e apreciando o seu Blog que tanto gosto de fazer...
Espero que tudo esteja na perfeita paz!!!
O meu apreço fraterno
Deus seja a sua Força!!!
Fraternalmente,
Roselia (Orvalho do Céu)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...