Escabiose é o nome dado à infestação da pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, conhecida popularmente como sarna. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, sem necessidade de contato íntimo e também por contato com roupas do paciente infestado. A doença acomete a todas as faixas etária sendo, em geral, mais extensa em crianças pequenas.
O principal sintoma é o prurido (coceira) - intenso e que se agrava à noite. Alguns dias após a contaminação surgem pequenos caroços e, eventualmente, vesículas diminutas, predominantemente nas regiões interdigitais, mamas, parte inferior do abdômen, punhos, próximo às axilas, associadas a escoriações devido à coçadura da lesão original e infecção secundária, devido à manipulação
Costuma-se tratar a escabiose com soluções à base de enxofre e medicações específicas para os ácaros como o uso de anti-histamínicos (para alívio da coceira), cremes de antibiótico em caso de infecção secundária e cremes de corticóide, principalmente se houver nódulos genitais. Outra forma de cuidar é reforçar a higiene, lavar todas as roupas logo após seu uso, passar a ferro inclusive peças íntimas e evitar compartilhamento de vestimentas.
Dr. Ruy Guimarães Botelho é médico dermatologista na Clidergi (Centro Médico do Português) e do Idab, credenciado do Planserv.
Ao menor sinal ou sintoma, rocure o médico. NÃO se automedique, JAMAIS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário