Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

17/11/2011

17 de Novembro: Dia nacional de combate a Tuberculose

 
O Brasil é um dos 22 países que detêm 80% da tuberculose do mundo. Em 2010, 71 mil pessoas desenvolveram a doença no país; quase 5 mil morreram. Isso porque hoje em dia já existe um tratamento eficaz e gratuito; antigamente a mortalidade era de 70%.

As pessoas contraem a tuberculose por conviverem com outras pessoas com a doença. 57% das pessoas com tuberculose são contagiosas: nelas, o germe invadiu os pulmões e está presente nas gotículas da fala e da respiração. As pessoas deixam de ser contagiosas com 15 dias de tratamento, mas só se curam com 6 meses.

A vacina BCG só previne contra as formas mais graves da tuberculose, como por exemplo a meningite por tuberculose. Além disso, a vacina do recém-nascido perde efeito após os 5 anos de idade, e não adianta dar um reforço.

Para uma pessoa saber se foi contaminada pela tuberculose, ela precisa fazer um exame chamado teste tuberculínico, através da injeção intradérmica (na pele) de uma substância chamada PPD. O resultado é conferido 2 a 3 dias depois. Se a pessoa formar uma reação com 5mm de largura ou mais, significa que ela está com tuberculose latente, ou seja, foi contaminada mas não apresenta sintomas.

Seu risco de adoecer depende de vários fatores, inclusive de onde você mora, e onde (e com o quê) você trabalha. Em especial, gostaria de aproveitar para lembrar que os agentes comunitários de saúde têm um risco de contrair tuberculose maior do que o da população geral

E, mais importante ainda: qualquer pessoa com tosse há duas semanas ou mais precisa consultar um médico. Mesmo que a tosse seja leve! A grande maioria dos casos precisa de tratamento específico, ou seja, a causa não vai embora sozinha

Leia, Estude, Pesquise e
CUIDE-SE.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...