Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

02/07/2012

A MOTIVAÇÃO NA ENFERMAGEM

Sendo a motivação um impulso interno que leva o ser a agir nesta ou naquela direção culminando no alcance dos seus objetivos, nada mais justo e favorável seria que todos os profissionais de enfermagem estivessem motivados a alcançar o brilhante e valioso objetivo de atender o paciente com eficiência e eficácia.

Se o objetivo da Enfermagem é assistir o ser humano de tal maneira que lhe possibilite homeostase harmoniosa, por que então isto nem sempre acontece?

Tenho escutado a expressão "falta de motivação" repetidas vezes por parte de alguns colegas, acompanhada das mais diversas justificativas como:
- baixo salário- cansaço
- chefe exigente
- insalubridade
- colegas chatos, etc.
Eu me pergunto: nós nos formamos para sermos úteis ao cliente/paciente (ser humano), ou ao hospital, ao chefe, aos colegas e ao nosso bolso?

O profissional que rebaixa a sua qualidade de serviço e não se permite motivar por causa do salário que ele julga irrisório, ele assina o atestado de que não é merecedor nem mesmo daquele que já recebe, muito menos de outro que ele almeja. Claro que todos queremos ganhar bem até porque nos poupa de abraçarmos múltiplos empregos, nos sobrecarregarmos , nos estressarmos e até adoecermos, mas daí a descontar no outro as suas frustrações orçamentárias, vai uma longa  e inaceitável distância.

Se o profissional se permite influenciar pelo seu "chefe", seus colegas e seu ambiente de trabalho ao ponto de não permitir que a motivação que o levou até ali seja subjugada e enterrada no sótão da sua alma, melhor seria mudar de profissão.
O profissional de Enfermagem há de encontrar motivação para o seu trabalho nos belo e sábio ensinamento do Mestre Jesus: " Faça ao outro o que gostarias que ele fizesse a ti ".
Se perguntem, então, como gostariam que lhes tratassem se estivessem numa clínica, num leito hospitalar, num ambulatório médico ou em qualquer outra situação em que o profissional de Enfermagem se faz útil e capaz de ajudar? Com certeza que todos temos a resposta.
Então já sabemos como devemos tratar aquele a quem assistimos.
Motivação não é apenas um conceito técnico desta ou daquela ciência, motivação é a nossa força espiritual em ação nos conduzindo aos que precisam de nós e somos capazes de ajudá-los independente de quantas horas de serviço estão registradas no nosso contra-cheque, do nosso chefe, dos colegas ou da Instituição que nos ignora.

Motivação é fé transbordante e lúcida, da certeza de que somos capazes de fazer o melhor inda que todas as circunstâncias conspirem contra o nosso desempenho. 
Blogagem Coletiva




Tema: Motivação


Leia também:
O Ser e a Motivação

3 comentários:

Brown Eyes disse...

Não há motivação que resista muito tempo com fê apenas. Ou há amor e ele é recompensado ou a motivação acaba.

chica disse...

É bem difícil mesmo!!São tantas as causas que fazem desmotivar... Mas é preciso lembrar do amor que os levou a estudar, cursar e trabalhar na área. Por isso, devem motivar-se...Linda participação! beijos,chica

Toninho disse...

A motivação é tudo nesta vida e muitas vezes é preciso mexer com ela no individuo,como acorda-la.Isto é muito utilizado nos clubes de futebol diante de uma partida decisiva,
Muito boa postagem.
Carinhoso abraço Soninha.
Bju.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...