Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

04/01/2013

MOLUSCO CONTAGIOSO


O molusco contagioso é uma infecção da pele causada por um vírus que é encontrado em crianças, mas também em adultos. O molusco contagioso aparece como pequenas bolhas, que normalmente não causam qualquer dor.

O molusco contagioso pode ser passado através do contacto da pele ou do contacto de toalhas, panos e brinquedos infectados, etc. A infecção de molusco contagioso não é um perigo de saúde, mas deverá desaparecer no período entre os 12 e os 18 meses.
O aspecto do molusco contagioso

Na pele aparecem bolhas pequenas que são ou de cor rosa (ou algo parecido) ou de cor branca ou esbranquiçada. Cada bolha (molusco) parce-se com uma verruga, sendo arredondada, firme e com cerca de 1-5 milímetros de diâmetro.

Se você apertar o molusco, um líquido esbranquiçado irá sair dele. Na maior parte dos casos, aparecem menos de 20 moluscos em cada pessoa. Por vezes, muitos moluscos aparecem em várias partes da pele, aparecendo em grupos ou aglomerados. Qualquer parte do corpo pode ser afectado, mas é muito raro aparecerem moluscos contagiosos nas pamas dasmãos e nas solas dos pés.
Causas do molusco contagioso

O molusco contagioso é causado por um vírus que é passado através do contacto entre as peles, de pessoa para pessoa. Também se pode ficar infectado tocando em coisas que foram previamente contaminadas pelo vírus, como por exemplo toalhas, panos ou outros objectos que foram tocados por alguém que tenha molusco contagioso.

Assim que uma parte da pele seja infectada pelo molusco contagioso, uma vermelhidão pode propagar-se para outras partes da sua pele. No entanto, a maior parte das pessoas é imune ao vírus de molusco contagioso. Logo, a maior parte das pessoas que entrarem em contacto com pessoas infectadas não irão ter molusco contagioso.

O risco de se ter molusco contagioso aumenta por falta de higiene e em climas muito quentes. As infecções de molusco contagioso também são mais comuns em pessoas com o seu sistema imunitário fraco ou a não funcionar propriamente.

O molusco contagioso pode afetar qualquer pessoa de qualquer faixa etária. No entanto, 8 em cada 10 casos de molusco contagioso ocorrem em pessoas menores de 15 anos de idade. A maior parte dos casos acontece em crianças entre 1 e 4 anos de idade.
Como se desenvolve o molusco contagioso

O molusco contagioso (aquelas bolhas pequenas) desenvolve-se em 2-8 semanas depois de se estar infectado com o vírus. Normalmente, cada molusco contagioso dura por cerca de 6-12 semanas, forma uma crosta e depois desaparece.

No entanto, novas bolhas começarão a aparecer, pois foram passadas para outras áreas da pele. Logo, grupos de molusco contagioso poderão aparecer, levando vários meses para serem tratados e desaparecerem.

Normalmente levam 12 a 18 meses até que o molusco contagioso desapareça completamente. Ocasionalmente, a condição dura por muito mais que 2 anos, por vezes até mesmo 5 anos! Para algumas pessoas, a principal preocupação é que o molusco contagioso pode parecer feio. No caso das crianças, a maior parte não se incomoda com isto.
O molusco contagioso é sério ou perigoso?

O molusco contagioso normalmente não provoca comichão, não é doloroso nem uma infecção séria da pele. Ao contrário de alguns outras infecções da pele, com o molusco contagioso não se verificam cicatrizes, mas por vezes poderá deixar como que um pequeno buraco.

Em algumas pessoas, a pele poderá ficar mais clara onde o molusco contagioso apareceu. Por vezes, a pele próxima do molusco contagioso fica infectada com bactéria, podendo ser tratada com antibióticos. Em casos raros, o molusco contagioso numa pálpebra (do olho) poderá causar uma inflamação do olho (consulte um médico se vir que alguns sintomas dos olhos apareceram devido ao molusco).

Após um episódio de molusco contagioso ter desaparecido, deverá ficar imune ao vírus e quaisquer novas situações de molusco contagioso serão mais raras.

Se você tiver muitos moluscos contagiosos (nas suas centenas), ou o molusco for maior do que o normal, isso poderá ser um sinal de deficiência imunitária. Por exemplo, como consequência da quimioterapia ou infecção do vírus da SIDA. Se assim for, talvez seja melhor procurar uma ajuda especialista.
Prevenir a infecção de molusco contagioso

A hipótese de passar o vírus de molusco contagioso a outras pessoas é pequena e não é, de todo, séria ou perigosa. Como tal, não existe a necessidade de manter as crianças que sofrem de molusco contagioso fora da escola, ou afastadas das piscinas públicas, ginásios ou de outras crianças.

Para reduzir a hipótese de passar o vírus de molusco contagioso para outras pessoas, é recomendado não partilhar toalhas, panos, água de banho ou outros objetos que tenham sido tocados por pessoas com molusco contagioso.

Tente evitar também o contacto direto (entre peles) com outras pessoas (por exemplo, cobrindo a área afetada por molusco contagioso com roupa). Incentive as crianças a não coçarem o molusco, porque isto aumenta o risco de propagação a outras áreas da pele. O molusco contagioso é contagioso até que o molusco tenha desaparecido.

Tratamentos para molusco contagioso

Existem alguns tratamentos que podem ser usados para o molusco contagioso, no entanto até poderá nem necessitar de qualquer tratamento, uma vez que o molusco contagioso desaparece entre 12 a 18 meses. 
Nitrogênio líquido - este tratamento pode ser recomendado por um médico, se achar que lhe dará mais hipóteses de recuperação. Com nitrogênio líquido, as bolhas de molusco são congeladas em alguns tratamentos, para que não voltem a aparecer. Este tratamento é normalmente doloroso. 
Sprays e cremes - Alguns sprays e cremes podem ser obtidos sem receita médica nas farmácias ou nas grandes superfícies de comércio.

Produtos naturais -  também podem ser usados para ajudar a eliminar o molusco e o vírus com o passar do tempo. Normalmente, estes produtos naturais são usados diretamente na pele, para serem melhor absorvidos e tratarem a infecção mais rapidamente.

Por certo existirão muitas mais opções de tratamento do molusco contagioso do que as apresentadas acima, mas destas opções as mais populares são os sprays e cremes e, muito recentemente, os produtos naturais. Os produtos naturais são populares porque muitas pessoas viram-se agora para tratamentos alternativos que não possam causar efeitos secundários e que sejam mais acessíveis em termos de preço.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...