Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

22/10/2014

Gagueira


Gagueira é uma perturbação da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias, ou seja, por interrupção da fala por inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação, inclusive na leitura. Gaguejar diante do chefe, ao apresentar uma desculpa pelo atraso é muito diferente de fazê-lo na rotina do dia-a-dia, ler um texto em voz alta ou pedir pão na padaria.

Causas

A gagueira é um distúrbio multifatorial. Pode ter origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.

Sintomas

* Repetição ou prolongamento de sons e sílabas;

* Bloqueio de sons;

* Uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras;

* Simplificação de frases;

* Movimentos corporais para ajudar a liberar os sons ou silabas bloqueados.

Tratamento

Os tratamentos fonoaudiológicos procuram enfocar a aprendizagem motora de técnicas a serem usadas durante a fala; os tratamentos psicológicos tendem a enfocar os aspectos emocionais que interferem na fala da pessoa que gagueja. Eles são considerados tratamentos complementares e sua eficácia depende da base teórica que os fundamenta, do profissional que os aplica e também da pessoa que gagueja.

Recomendações

* Não se acanhe nem deixe de expressar o que pensa ou o que sente se você gagueja;

* Procure valer-se dos artifícios que ajudam a diminuir os sintomas da gagueira.

* Use interjeições, substitua as palavras que de antemão sabe que tem dificuldade para pronunciar por outra equivalente, construa frases menos elaboradas;

* Leve a sério o tratamento. Não deixe de comparecer às sessões de fonoaudiologia nem às que visam ao atendimento psicológico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...