Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

17/05/2015

Dia Internacional da Hipertensão


Todos os anos desde 2006, no dia 17 de maio a Liga Mundial da Hipertensão (WHL), em parceria com a Sociedade Internacional da Hipertensão (ISH) e outras organizações, instituíram o Dia Mundial da Hipertensão (DMH). No período de cinco anos, entre 2013 e 2018, o tema do DMH será “Conheça seus números”, que tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a hipertensão na população mundial.

Esta decisão foi baseada em estatísticas globais, indicando que apenas 50% dos hipertensos estão cientes de sua condição, e que poucas populações atingem níveis de conscientização acima de 75%. Em algumas populações, o nível de conhecimento é muito baixo, da ordem de 10%. Para aumentar a conscientização sobre o diagnóstico da hipertensão, existem dois pontos cruciais:

- Estabelecer programas de triagem comunitários para medir a pressão sanguínea em populações de risco, e

- Incluir a medida da pressão sanguínea como rotina em consultas médicas.

A WHL trabalha com associações e parceiros para implementar estas estratégias globalmente.

Em 2014, a campanha inaugural do DMH encorajou membros da WHL a triar por meio da medição da pressão sanguínea mais de 100 mil pessoas. A meta de 2014 não foi apenas atingida, porém largamente superada com mais de 300 mil pessoas triadas em 30 países. Encorajados pelos resultados e aprendizado de 2014, a Liga Mundial da Hipertensão estabeleceu como desafio triar acima de um milhão de pessoas no DMH 2015, bem como aumentar a conscientização sobre doenças não crônicas e sua correlação com a hipertensão.

A WHL apoia e encoraja as organizações ligadas à hipertensão e organizações de saúde em geral a contribuir com informes sobre atividades de triagem por medição de pressão arterial entre 17 de abril e 17 de maio 2015. A WHL solicita que seja compartilhada informação sobre as iniciativas dos países, informando os profissionais envolvidos nas campanhas, localização, logo ou bandeira da organização responsável, fotos, número de pessoas que passaram pela triagem, percentual de portadores de pressão arterial elevada, percentual que desconhece sua condição e informação sobre aqueles que já tomam medicação anti-hipertensiva. A WHL irá reunir esta informação em um relatório sobre a campanha do DMH 2015, a ser disponibilizado em seu portal. Material informativo e promocional elaborado pela WHL está sendo traduzido para o Espanhol, Francês e Português, e estará disponível em breve no portal do WHL.

As Nações Unidas estabeleceram como meta para 2015 a redução de 25% da hipertensão não controlada a nível mundial. Medidas como as campanhas a nível mundial estão ajudando a reduzir os percentuais de hipertensos diagnosticados. As ações locais de triagem por meio de medição de pressão arterial no DMH 2015 devem contribuir significativamente para atingir a meta. A WHL reconhece, todavia, que existem desafios complexos para a prevenção e controle da hipertensão a nível global. As ações, na maior parte das vezes são pontuais, e não contam com coordenação a nível dos países.

Fonte: Portal do 


Fatos sobre a hipertensão

A hipertensão é a causa principal mundial de mortes e afeta tanto homens como mulheres. Apesar de 30% de a população adulta sofrer de hipertensão, acima de 140/90 mmHg, um terço delas desconhece sua condição. Um terço da população que recebe tratamento contra a hipertensão deixa de aderir ao tratamento e não consegue manter a pressão abaixo de 140/90 mmHg. Apesar de ser mais comum em homens, mulheres acima de 65 anos também tem hipertensão. Afrodescendentes também tem predisposição para hipertensão.

A hipertensão aumenta o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doenças renais. Pode também causar cegueira e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver qualquer destas complicações é maior em hipertensos, principalmente se coexistirem outros riscos, como uso de tabaco, obesidade e diabetes..

Nas Américas, hipertensão e doenças correlacionadas é uma das principais causas de morte em homens e mulheres. Todos os anos 9,4 milhões de pessoas perecem em virtude da hipertensão e doenças cardiovasculares. A hipertensão tem tratamento e pode ser bem controlada seguindo instruções médicas e adotando hábitos de vida saudável (ver abaixo). Muitos países nas Américas obtiveram sucesso controlando a hipertensão e alcançaram redução na mortalidade por doenças cardiovasculares na população.

O risco de hipertensão pode ser reduzido:

Reduzindo a ingestão de sal
Mantendo uma dieta equilibrada
Evitando o abuso de álcool
Exercitando-se regularmente
Mantendo um peso saudável
Evitando o uso do tabaco

Fonte: 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...