Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

30/04/2011

Pé Diabético


Drauzio –Diabetes tem sido citado freqüentemente como fator predisponente para a erisipela. Diabéticos, além da obesidade que é um problema freqüente entre eles, apresentam a neuropatia diabética, ou seja, as terminações nervosas vão ficando com dificuldade de transmitir os estímulos e eles perdem parte da sensibilidade dos pés, o que os torna mais susceptíveis a ferimentos e infecções. Que cuidados especiais os diabéticos devem tomar com os pés?





Carlos Machado – Todo o diabético, compensado ou não, deve cuidar muito bem dos pés. Os cuidados devem começar pelo calçado. É preciso abrir mão do estilo e pensar no conforto. Sapatos de bico fino, salto alto, que comprimam de alguma forma os pés devem ser descartados porque os portadores de diabetes perdem a sensibilidade nessa região. Calosidades chamadas de mal perfurante, que formam feridas de difícil cicatrização na planta do pé, são portas abertas para a erisipela.



É preciso vigiar constantemente os pés. Se a pessoa não consegue fazer isso sozinha, deve pedir ajuda. Como diabéticos não sentem dor, pelo menos uma vez por semana, devem examinar entre os dedos para ver se não há sinal de micose e se não estão se formando calosidades que podem transformar-se em úlceras difíceis de cicatrizar.



Escolha  bem os seus sapatos


Dr. Carlos Machado é médico dermatologista e professor na Faculdade de Medicina do ABC (São Paulo).

bjs,soninha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...