Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

22/07/2011

Desta vez foi Glicerina...


Mais uma vítima de enfermagem, desta vez no Ceará, onde uma técnica de enfermagem administrou glicerina intravenosa ao invés do soro.

Não podemos errar!

Sim, isto mesmo: NÃO PODEMOS ERRAR porque o nosso erro implica na morte de alguém. Alguns profissionais podem até errar porque os seus erros podem ser corrigidos sem levar alguém à sepultura. Mas NÓS ENFERMEIROS ,NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ERRAR.

"Ah!, mas ela estava cansada porque deu plantão e dobrou serviço;  porque arrumaram a medicação junto com outros produtos;  porque isto e porque aquilo...e os argumentos se somam na vã tentativa de justificar o erro que NÃO DEVERIA TER OCORRIDO."

Se buscássemos lembrar que não podemos JAMAIS nos esquecer da regra dos CINCO CERTOS, estas coisas não aconteceriam.

Relembrando-os:

1- A medicação CERTA
2- A dose CERTA
3- A via de administração CERTA
4- O paciente CERTO
5- O horário CERTO.

Dá para errar se nós não esquecermos desta regrinha quando formos administrar medicações?!

E tem mais...

Nós aprendemos que ao pegarmos a medicação para ser administrada devemos LER o seu rótulo para ver se é realmente a medicação CERTA e verificar o prazo de validade.

Alguém pode dizer: Era uma situação de emergência!...

Sim! Existem as situações de emergência.
Eu mesma trabalhei no Pronto Socorro durante muitos anos e bem sei que estas situações existem, mas existem também os nossos deveres dentre os quais um, específico ao caso:
SUPERVISIONARMOS O NOSSO SETOR E ISTO INCLUI AS MEDICAÇÕES EM USO DIÁRIO, ALÉM DOS EQUIPAMENTOS E TUDO QUE IMPLICA NA SEGURANÇA DO DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS QUE ALI ATUAM.
Quantos de nós fazemos isto?!

Quantos de nós chegamos mais cedo a fim de verificarmos se tudo está adequadamente posicionado e em funcionamento a fim de evitar-se o corre-corre de baratas tontas quando surge uma emergência e se necessita disto ou daquilo para o atendimento?

Em se tratando de medicações devemos, SEMPRE, verificar prazos de validade, retirar  as que estão com prazo vencido ;verificar rótulos, alocando-as corretamente  a fim de que não se misturem e não venhamos a administrar uma ao invés de outra apenas porque estava em local errado e a apresentação era parecida; observar possíveis sinais de deterioração mesmo com prazo a vencer, enfim, somos nós quem devemos fazer isto sem esperarmos pelo outro.

NÓS aqui, é aquele que É RESPONSÁVEL!

Vamos jogar no lixo a cantinela: "SÓ EU ARRUMO"...

Sim! só você arruma, e daí? Lhe dói ser responsável e impedir que a tragédia se instale ou lhe proporciona bem estar e paz de espírito?

Não nos nivelemos por quem não faz, exemplifiquemos e fiquemos com a nossa consciência tranquila pelo dever cumprido.

É PRECISO LEVAR A SÉRIO O NOSSO DESEMPENHO POIS ESTAMOS LIDANDO COM VIDAS.

bjs,soninha
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...