Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

27/07/2011

Ativistas criticam novo prazo para regularização de testes de carga viral


“Quem conhece a logística do Ministério da Saúde sabe que seria impossível acabar com o problema nas primeiras semanas de agosto. Uma coisa é o material chegar aos Estados e municípios, outra é estar disponível aos usuários”, disse o representante do Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro, William Amaral.

As explicações oficiais de que a falta de kits para os exames aconteceu porque algumas empresas que participavam da licitação de compra entraram com recursos, atrasando o processo, não serviram como justificativa para William. “O governo precisa estar preparado para essas situações. Mais uma vez fica clara a necessidade de estoques emergenciais”, afirmou. Segundo o ativista, “o Departamento de Aids está desaprendendo como combater a doença.”

Já o integrante do GIV (Grupo de Incentivo à Vida), Jorge Beloqui, avaliou que a situação não pode ser vista com um problema pontual. “Esta não é uma dificuldade isolada da resposta brasileira à aids. Recentemente faltaram vários remédios", lembou. “É preciso reestruturar o SUS, desde o Ministério até o municípios".

Beloqui também cobrou informações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais de um diagnóstico que seria realizado pelo órgão sobre o fluxo de medicamentos. Em março deste ano, quando o antirretroviral atazanavir 300mg teve a distribuição fracionada para evitar o desabastecimento, o diretor do Departamento, Dirceu Greco, afirmou à Agência Aids que em cerca de 30 dias essa análise seria concluída.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

PAZ!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...