Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

30/09/2011

Dia 30 de Setembro: Dia do Churrasqueiro


Gosta de churrasco? Tudo bem, mas não se exceda na sua ingestão...

Um estudo publicado pela revista da associação médica americana revelou que o consumo, em excesso, deste tipo de carne está ligado ao aumento de mortes por câncer e doenças cardiovasculares

Durante a pesquisa, os estudiosos analisaram os dados de 500 mil americanos com idades entre 50 e 71 anos. Em dez anos de acompanhamento, mais de 47 mil homens e mais de 23 mil mulheres morreram.

O grupo que mais ingeriu carne vermelha foi o que apresentou maior incidência de morte. Os pesquisadores concluíram que 11% das mortes em homens e 16% em mulheres poderiam ter sido adiadas com a redução do consumo da carne vermelha.

O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é comer apenas 300 gramas de carne vermelha por semana, ou seja 'dois ou três bifes' semanais.Um estudo publicado no Jama (revista da Associação Médica Americana) mostra que o consumo de carne vermelha e carnes processadas provocam um maior número de mortes por câncer e problemas cardiovasculares.

Câncer

Os riscos de câncer estão principalmente relacionados à forma de preparação de qualquer tipo de carne.

Sabe-se que, durante o cozimento em altas temperaturas, são formadas aminas heterocíclicas, substâncias reconhecidamente cancerígenas. As maiores temperaturas são atingidas ao grelhar na chapa e fritar com pouco óleo o alimento. Por esse motivo, indica-se a preparação no forno ou em um cozido.

O churrasco também traz perigo. Durante a preparação, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias também cancerígenas. "A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa", afirma Fábio Gomes, nutricionista do Inca (Instituto Nacional de Câncer).


Excesso de ferro
Outro mecanismo desencadeante de câncer seria o excesso de ferro no organismo, ocasionado pelo alto consumo de carne vermelha, importante fonte do mineral. Muito ferro pode causar danos oxidativos e agredir as células do intestino grosso, o que leva ao câncer.Já as carnes processadas, como linguiças, charque e hambúrgueres e embutidos e defumados em geral, são conservadas com "nitritos e nitratos", substâncias, que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago e no intestino. 


Quanto devemos comer de carne por semana? 
A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a ingestão de carne (excluindo frango e peixe) não ultrapasse os 300 g por semana. 
Como a carne vermelha é boa fonte de ferro, é indicado aumentar o consumo de vegetais folhosos verde-escuros, também ricos no mineral e sempre consumí-los com alimentos ricos em vitamina C, que ajuda a aumentar a absorção desse mineral.


Fonte:SAÚDE.COM.CIÊNCIA 
 Leia, Estude, Pesquise e 
CUIDE-SE!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...