Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

05/09/2011

Elisabeth Kubler-Ross

Elisabeth Kubler - Ross

Elisabeth Kubler Ross nasceu em Zurique em 08 de julho de 1926 e faleceu em Scottsdale, Arizona em 24 de agosto de 2004. Foi uma psiquiatra suíço-americana, um dos maiores especialistas do mundo em morte, as pessoas morrendo e cuidados paliativos .
Elisabeth ajudou muitas famílias a lidar com sua perda de saber como lidar com a morte de um ente querido, explicou como para apoiar a pessoa em agonia, que deve ser feito nestes tempos difíceis e devem ser evitados. Sob sua tutela eram fundações criadas e movimentos de cidadãos que invoquem o direito a uma morte digna. E começou a publicar livros, por meio do qual milhares de famílias foram consolados.
Ela sofreu diversos ataques de apoplexia em 1995 que paralisou seu lado esquerdo. Em uma entrevista em 2002 com The Arizona Republic, disse que estava preparada para morrer. 
Segundo KUBLER ROSS um paciente em estágio terminal pode passar por cinco fases:


Negação: ajuda a aliviar o impacto da notícia, servindo como uma defesa necessária a seu equilíbrio. Geralmente em pacientes informados abruptamente e prematuramente. O médico deve respeitar porém ter o cuidado de não estimular, compactuar ou reforçar a negação.
Raiva: o paciente já assimilou seu diagnóstico e prognóstico, mas se revolta por ter sido escolhido. Tenta arranjar um culpado por sua condenação. Geralmente se mostra muito queixoso e exigente, procurando ter certeza de não estar sendo esquecido, reclamando atenção, talvez como último brado: Não esqueçam que ainda estou vivo! Nesta fase deve-se tentar compreender o momento emocional do paciente, dando espaço para que ele expresse seus sentimentos, não tomando as explosões de humor como agressões pessoais.
Negociação: tentativa de negociar o prazo de sua morte, através de promessas e orações. A pessoa já aceita o fato mas tenta adiá-lo. Deve-se respeitar e ajudar o paciente.
"Depressão": aceita o fim próximo, fazendo uma revisão da vida, mostrando-se quieto e pensativo. É um instrumento na preparação da perda iminente, facilitando o estado de aceitação. Neste momento, as pessoas que o acompanham devem procurar ficar próximas e em silêncio.Cabe ressaltar que o termo "depressão" não está sendo utilizado aqui para designar a doença depressiva, conforme descrita na Classificação Internacional de Doenças.
Aceitação: a pessoa espera a evolução natural de sua doença. Poderá ter alguma esperança de sobreviver, mas não há angústia e sim paz e tranqüilidade. Procura terminar o que deixou pela metade, fazer suas despedidas e se preparar para morrer.
Kübler-Ross originalmente aplicou estes estágios para pessoas com doenças terminais, e depois a qualquer perda catastrófica (emprego, renda, liberdade). Isto pode incluir eventos de vida significativos, tais como a morte de um ente querido, divórcio , abuso de substância, um diagnóstico de infertilidade .
Kübler-Ross disse que essas etapas não ocorrem necessariamente na ordem descrita acima, ou todos estes são sentidos por todos os pacientes, mas afirmou que uma pessoa vai sofrer pelo menos duas dessas etapas. Muitas vezes, as pessoas passam por várias dessas etapas efeito "montanha-russa"
Comutação entre duas ou mais fases, e refazer uma vez ou várias vezes antes de terminar.Pessoas que estão passando por essas etapas não deve forçar o processo. O processo de luto é muito pessoal e não deve ser acelerado ou alargada, com base na opinião de um indivíduo. Basta você estar ciente das etapas será deixado para trás ea aceitação final virá.
No entanto, há indivíduos que lutam contra a morte até o fim. Alguns psicólogos acreditam que quanto mais uma pessoa luta até a morte, quanto mais tempo ele permanece na fase de negação. Se este for o caso, a pessoa doente pode ter mais dificuldades para ter uma morte digna. Outros psicólogos dizem que não enfrentar a morte até o fim é uma adaptação para algumas pessoas. Aqueles que têm problemas ao lidar com as diferentes etapas deve considerar grupos de apoio ou tratamento por profissionais de luto.
Méritos e prêmios 
Doutor em Ciências, HC, Albany Medical College, New York 1974
Doutor em Direito, Universidade de Notre Dame, IN., 1974
Doctor of Science, Smith College 1975
Doutor em Ciências, Molley College, Rockville Center, NY, 1976
Doutor em Humanidades, Colégio Santa Maria, Notre Dame, IN. 1975
Doutor em Direito, Universidade Hamline, MN. 1975
Doutor em Letras Humanas, Amherst College, MA. 1975
Doutor em Letras Humanas, Universidade Loyola, IL 1975
Doutor em Letras Humanas, Bard College, New York, 1977
Doutor em Humanidades, Hood College, MD 1976
Doutor em Letras, Colégio Rosário, IL. 1976
Doutor em Pedagogia, Keuka College, NY 1976
Doctor of Humane Ciências da Universidade de Miami, FL 1976
Doutor em Letras Humanas, Bard College, NY 1977
Doutor em Ciências, Weston MA., 1977
Grau honorário, Anna Maria College, MA., 1978
Doutor em Letras Humanas, Union College, New York 1978
Doutor em Letras Humanas, D'Youville College, New York 1979
Doutor em Ciências, Fairleigh Dickinson University, 1979
Doutor em Divindade, 1996
Leia, Estude, Pesquise, Investigue e... 
CUIDE-SE!

abçs,

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...