Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

03/02/2012

Bulimia

Bulimia

Bulimia, também chamada de bulimia nervosa, é um distúrbio alimentar no qual o indivíduo tem uma preocupação exagerada com o próprio peso.

Pessoas com bulimia comem uma grande quantidade de alimentos em um curto espaço de tempo. Depois de comer, elas tentam se livrar do alimento através do vômito forçado ou uso de laxantes. 

A diferença da anorexia é que pessoas que têm anorexia comem tão pouco que se tornam extremamente magras. Já as pessoas que têm bulimia podem ter o peso normal ou até estar um pouca acima dele.

Bulimia Causas

A causa exata da bulimia ainda é desconhecida. Cientistas acreditam que a insatisfação com o próprio corpo e extrema preocupação com a forma física seja uma das principais causas. Além disso, histórico familiar, fatores sociais, e traços de personalidade também contribuem. Geralmente os indivíduos que sofrem de bulimia têm baixa auto-estima, sentimentos de desamparo e medo de ficar gordo . Mulheres jovens com uma irmã biológica ou mãe com um distúrbio alimentar estão em maior risco.

Bulimia Sintomas

O principal sintoma da bulimia é comer descontroladamente e logo depois tentar se livrar do alimento ingerido. Além desses sintomas, uma pessoa bulímica pode apresentar:

- Problemas nos dentes e gengivas. 
- Desidratação. 
- Fadiga. 
- Ressecamento da pele. 
- Arritimia cardíaca. 
- Irregularidade ou perda da menstruação 
- Constipação. 
- Depressão ou oscilações de humor.


Como saber se uma pessoa tem bulimia. 
Para reconhecer se um parente ou conhecido pode estar sofrendo de bulimia, procure pelos sinais da doença apresentados abaixo. Se desconfiar de algo, busque ajuda profissional:

- Ir para o banheiro logo após as refeições. 
- Evita comer perto de outras pessoas. 
- Usa laxantes e diuréticos com frequência. 
- Come em excesso, mas não engorda. 
- Marcas de dentes na parte de trás das mãos devido à prática de provocar vômitos. 
- Fala constantemente sobre dieta. 
- Faz exercício durante horas. 
- Preocupação excessiva com o próprio peso. 

Bulimia Tratamento

Bulimia tem cura e o tratamento normalmente envolve aconselhamento e terapia comportamental. 

Terapia de grupo, em que as pessoas com a mesma doença se reúnem e compartilham suas experiências é bastante eficaz no tratamento de pessoas com bulimia. 

Muitas vezes, o aconselhamento é combinado com o uso de medicação antidepressiva. Algumas pesquisas sugerem que os antidepressivos podem reduzir alguns sintomas psicológicos da bulimia. 

Casos severos de bulimia podem exigir internação hospitalar. 

fonte:medsaude 
Estude e Cuide-se!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...