Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

28/06/2011

Na dúvida, seria melhor usar menos o celular?



Especialistas e pesquisadores da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmaram no início do mês, que o uso de celulares pode aumentar o risco de ocorrência de câncer no cérebro. Um encontro de 31 cientistas de 14 países na Iarc (Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer, na sigla em inglês) da OMS afirmou que, com base nas evidências disponíveis, o uso de aparelhos celulares deve ser classificado como “possivelmente cancerígeno”.

O brasileiro Álvaro Augusto Almeida de Salles, do departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) era o único brasileiro presente à reunião e afirma que a OMS demorou muito para dar uma posição oficial sobre o assunto. “Já temos pesquisas anteriores que mostravam resultados preocupantes, se a OMS tivesse se manifestado antes poderíamos ter começado a agir. O uso do celular é um problema gravíssimo de saúde pública, mais de 5 bilhões de pessoas no mundo estão expostas a ele.”

O professor Salles, que é doutor em engenharia elétrica pela Universidade de Londres, afirma que os estudos são conclusivos e que a causa e o efeito são determinadas. “Muitas pesquisas relacionam o uso do celular com vários tipos de tumores cerebrais, como gliomas, que são tumores considerados raros. A incidência desses tumores é maior em pessoas que fazem uso prolongado do aparelho celular, ou seja, mais de 30 minutos por dia durante oito anos. Um fato interessante é que os tumores são encontrados normalmente do lado da cabeça em que as pessoas coloca o telefone.”

Em alguns países desenvolvidos, como os Estados Unidos, os fabricantes de aparelhos celulares são obrigados a colocar nas embalagens alertas dizendo que o aparelho deve ser usado a pelo menos 2 cm da cabeça. Para o professor, essas medidas não ajudam o usuário, que dificilmente as cumprirá, e são meramente judiciais, para evitarem processos futuros.

Salles não usa celular, e afirma que o aparelho não faz falta. “Eu só uso aparelho fixo em casa e no trabalho. Mas as pessoas não precisam necessariamente cortar o celular das suas vidas, medidas simples, como usar fones de ouvido, já resolvem grande parte do problema.”


Opiniões diferentes, conclusão comum:

A oncologista clínica Ana Carolina Levy Diniz, do Hospital A.C. Camargo, diz que os resultados das pesquisas não são conclusivos. “Não se pode afirmar que o uso de celulares já causou câncer em alguém. Existe apenas a possibilidade de isso acontecer.”

A médica, no entanto, confia no instituto de pesquisas da OMS. “Se eles levantaram essa possibilidade, então podemos considerar que existe o risco. A OMS é uma organização séria. ”

Mas como todos os celulares emitem radiação, a médica defende o bom senso no seu uso. “É sempre bom evitar exposição desnecessária à radiação, especialmente por crianças em fase de desenvolvimento. É mais sensato evitar o uso por mulheres grávidas e crianças menores de 12 anos.”

fonte:Bom Dia

bjs,soninha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...