Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

18/09/2013

Fenômeno de Raynaud, Síndrome de Raynaud e Doença de Raynaud.


O que é?

Conjunto de sinais e sintomas demonstráveis nas artérias. É uma moléstia funcional, que surge em pacientes hipersensíveis frio ou por estresse emocional.

Fenômeno de Raynaud

É um episódio de constrição de pequenas artérias, desencadeando alterações da cor da pele das extremidades, ora com palidez, ora com cianose (extremidades roxas), seguidas ou não de hiperemia reacional (vermelhidão). 

O fenômeno de Raynaud primário ou sem causa determinável é o que ocorre na Doença de Raynaud.


O que se sente? 
Em uma primeira fase, um ou mais dedos tornam-se rapidamente pálidos (exangues). Há diminuição da sensibilidade dos dedos, parestesias (dormência) e freqüentemente dor. Esta crise acontece mais comumente nos dedos das mãos que nos dos pés. É mais rara no polegar e excepcionalmente pode ocorrer no lóbulo da orelha, na ponta do nariz, nos lábios e língua. Esta fase dura de alguns minutos a algumas horas.meia hora.

Em uma segunda fase, há o aparecimento gradativo de tonalidade violácea, evoluindo para a cor roxa, que se inicia pela ponta dos dedos indo até sua raiz sem atingir a palma das mãos. Pode ocorrer, após a palidez dos dedos, um vermelho intenso com dor tipo pulsátil.

Síndrome de Raynaud

Fenômeno de Raynaud que pode ser causado por: 
*traumas, como nos britadores, datilógrafos, pianistas 
     *trauma cirúrgico (distrofia simpático reflexa) 
*lesões compressivas, como na síndrome do túnel de carpo 
*alterações na coluna cervical e outras.

*** Problemas de saúde ocasionados pelos efeitos do risco físico da Vibração

As principais queixas dos trabalhadores e doenças que lhe afetam, que estão ligadas a vibração em ambiente do trabalho são:
Dores - Alguns equipamentos exigem força do trabalhador para que este consiga dominar e manusear a máquina, causando dores pelos corpo

Problemas nas costas - Como o trabalhador que lida com maquinário vibrante geralmente trabalha em pé, é a coluna vertebral que recebe toda a força e vibração, amortecendo seus efeitos. Porém, isso prejudica e trás sérios danos lombares ao trabalhador

Estresse, irritação e cansaço: máquinas vibrantes são extremamente prejudiciais à saúde mental dos trabalhadores, principalmente se elas também gerarem ruídos.

Problemas de circulação - Um dos problemas mais comuns e graves resultantes das vibrações, são os problemas com o sistema circulatório, pois as vibrações alteram e interferem no fluxo do sangue, causando problemas tipicamente conhecidos como sendo circulatórios.
Existem vários problemas sanguíneos ocasionados pela vibração, mas o mais comum, conhecido e grave é o da síndrome de Raynaud, popularmente conhecida como doença do Dedo Branco.

*Efeito da vibração: Síndrome de Raynaud (Dedo Branco)*

Um dos efeitos do contato do trabalhador com ambientes e maquinário que possuem vibração, são problemas no sistema circulatório, ou seja, problemas no sangue, problemas ditos vasculares.

Portanto, os efeitos na saúde do trabalhador exposto a vibração, são os problemas ocasionados pela má circulação do sangue, como formigamento e dormência nos locais afetados.E por ser algo aparentemente sem gravidade, não se é dada a devida atenção

Mas com a continuidade da exposição ao movimento vibratório nas mãos, o trabalhador passa a ficar com as pontas dos dedos brancas, como na foto. E essa cor branca nos dedos vai crescendo até cobrir toda a extensão dos dedos do profissional.

Obviamente, o trabalhador começa a perder a capacidade de trabalho manual, visto que não tem mais controle e sensibilidade em seus dedos. É geralmente nesse estágio que alguns trabalhadores passam a se cuidar, pois não conseguem mais exercer suas atividades corriqueiras.

Caso o trabalhador com a doença do dedo branco insista em trabalhar em tais condições, o efeito da vibração em seu corpo pode chegar à condição grave de gangrena, que é a falta de sangue na região dos dedos, que constantemente leva a amputação de tais membros.

As fotos seguintes já são de um estado mais avançado da Síndrome de Raynoud do dedo branco, quando o dedo já está roxo.

*Síndrome de Raynoud causada por vibrações:
fase mais avançada.*

* Síndrome de Raynoud do dedo branco,
fase avançada com cianose de extremidades.

*Doença de Raynaud*

São crises do fenômeno de Raynaud provocadas ou acentuadas pelo frio e pelas emoções.

Existe maior incidência em mulheres jovens - 60% dos casos são de pacientes com menos de trinta anos -, com ausência de moléstias ou causa desencadeante e com evolução clínica de pelo menos dois anos. Raramente, ocorre gangrena ou necrose de extremidades dos dedos.

A doença de Raynaud pode estar associada a doenças arteriais como:
- arteriosclerose

- artrite reumatóide

- eslerodermia,
- lupus eritematoso e outras.

Como é o tratamento? 
Proteção da extremidade contra o frio com luvas e meias de lã, luvas e botas de borracha forradas. Evitar pegar objetos frios ou lidar com água fria. Morar preferencialmente em locais com clima quente e seco. 
Proteção contra o trauma repetido: evitar profissões como britação, datilografia ou digitação, piano, e outras que causem traumas. 
Sedação ou psicoterapia: É importante na tentativa de diminuir as crises em número e intensidade. 
Vasodilatadores: usá-los durante o inverno principalmente. Alguns profissionais utilizam também drogas antialérgicas. 
Cirurgia: simpatectomia. Somente nos casos rebeldes ao tratamento clínico com muita dor ou lesões necróticas.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...