Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

26/01/2014

Saúde identifica 300 crianças com "Hanseníase"


O Ministério da Saúde identificou 300 crianças e adolescentes com hanseníase em escolas públicas de todo o país em 2013. De acordo com a pasta, o conjunto de diagnósticos é resultado de campanha feita para verificar casos suspeitos e promover o tratamento coletivo da doença em 852 municípios considerados prioritários.
O objetivo do governo foi detectar novos casos da doença entre menores de 15 anos e, a partir de então, identificar famílias e comunidades onde há adultos portadores da doença que podem ter sido a fonte de infecção das crianças. Segundo o ministério, um caso de hanseníase em criança significa que há um adulto próximo doente e ainda sem diagnóstico nem tratamento.
Ao todo, 3,8 milhões de alunos foram submetidos ao exame inicial para a detecção da doença. Desses, 243 mil foram encaminhados para avaliação nas unidades de saúde. Os municípios que participaram da campanha foram escolhidos entre os de maior incidência de hanseníase do país e envolvem todos os estados.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva. Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. O período de incubação pode durar de seis meses a seis anos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...