Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

29/04/2012

Cuidadores de Idosos


A Enfermagem é uma profissão bastante antiga e caracterizada por ter seu foco no ser humano. Nós, enfermeiros, procuramos cuidar do paciente percebendo-o em sua totalidade e no meio em que está inserido, buscando a promoção da saúde.

Na antiguidade, a enfermagem era realizada empiricamente, inicialmente, por pessoas leigas e posteriormente por religiosas.

Atualmente, a profissão tem caráter científico e extremamente profissional. Para isto, estudamos cinco anos, fazemos especializações, mestrado e doutorado. Em nossa formação temos noções, além de anatomia e fisiologia, de sociologia, linguística, pesquisa, entre outras, mas principalmente de enfermagem.

Nosso foco é prestar o cuidado ao paciente com qualidade e rigor técnico de atendimento. Por isso nos preocupa quando um jornal de grande circulação como o Santa publica em duas páginas (9 de abril), com o título Profissão: cuidador , uma reportagem sobre uma nova modalidade de atendimento de idosos. Sabe-se que a tendência do idoso é necessitar, cada vez mais, de cuidados especializados, pois sua saúde acaba por deteriorar-se, exigindo para tanto pessoal qualificado.

Na condição de coordenadora de um Curso de Enfermagem, temos a responsabilidade de alertar a população leiga sobre o tema, uma vez que a contratação de um cuidador é geralmente informal e não amparada por lei nenhuma.

Lembramos que para o atendimento de Enfermagem, independente da idade do paciente, temos três categorias profissionais habilitadas no Conselho Federal: o Enfermeiro, o Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, sendo todas reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem através da Lei nº 7498/86. Desta forma, busca-se oferecer à população em geral a segurança no atendimento, regida de acordo com os preceitos éticos e técnicos do exercício profissional, o que não acontece com os cuidadores. 

Fonte:
SILVANA SCHEIDEMANTEL SCHROEDER|Enfermeira 
**Não deixe os seus idosos sob os cuidados de leigos e pessoas de mau caráter. Procure alguém com conhecimento e idoneidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...