Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

14/09/2013

ONG abre 100 vagas para cirurgias de lábio leporino no RJ


A ONG internacional “Operação Sorriso” irá oferecer a partir de outubro cirurgias gratuitas para portadores de fissuras labiopalatinas, também conhecidas como lábio leporino Serão abertas 100 vagas, e a seleção dos pacientes será nos dias 8 e 9 de outubro, na Policlínica Piquet Carneiro, no bairro São Francisco Xavier, Rio de Janeiro. Já as cirurgias acontecerão entre os dias 12 e 16 de outubro no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, também no Rio.

Segundo a organização, para participar não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição, apenas comparecer no local indicado portando documentos. Caso o paciente não resida no Rio de Janeiro, é possível solicitar hospedagem gratuita, disponibilizada pela Marinha do Brasil. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo.

Cerca de 80 profissionais virão do mundo inteiro para a missão no Rio de Janeiro. Os colaboradores pertencem a diferentes especialidades, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia e pediatria.

Defeito congênito

Lábio leporino é uma malformação congênita de apresentação variável, que ocorre ainda durante o desenvolvimento do embrião. A incidência é maior na etnia amarela e menor na negra. É uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos.A causa exata do problema ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam na possibilidade de ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como enfermidades maternas, uso de medicamentos e desnutrição.

Estima-se que mais de 200 mil crianças no mundo nasçam acometidas pelo problema por ano. Somente no Brasil são mais de 5.600 e na grande maioria das vezes, elas possuem muita dificuldade para se alimentar, falar, socializar-se ou até mesmo sorrir. Em alguns casos, os pais não têm condições de pagar pela cirurgia corretiva, e o sistema público de saúde não consegue atender nem metade das crianças com lábio leporino nascidas no país.

Serviço
Seleção dos pacientes: 8 e 9 de outubro de 2013
Local: Policlínica Piquet Carneiro (Av. Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier – RJ)
Horário: a partir das 8 horas
Datas das cirurgias: de 12 a 16 de outubro de 2013
Local: Hospital Pedro Ernesto (Avenida 28 de Setembro, 77 – Vila Isabel)
Informações: (21) 8515-8307

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...