Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

07/10/2013

Mais Médicos: nova leva de estrangeiros começa curso hoje


Mais 2.149 profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos começam nesta segunda-feira (7) o curso de qualificação para atuar no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, serão três semanas de duração com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. Eles devem passar por uma avaliação no final do curso.

Segundo o governo federal, serão 750 profissionais em Vitória, 500, em Brasília, 450, em Belo Horizonte e 300 médicos em Fortaleza. Após o processo de avaliação, todos vão atuar em municípios com os piores Índices de Desenvolvimento Humano, periferias das capitais e áreas com dificuldade de contratação de médicos.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o período de avaliação é essencial para os médicos estrangeiros se familiarizarem com o Sistema Único de Saúde e para prepará-los para o atendimento da população brasileira com todas as suas peculiaridades.

— Na Atenção Básica, é fundamental uma abordagem mais humana e personalizada do paciente.

O coordenador nacional do programa, secretário de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que participou da aula inaugural em Brasília, agradeceu aos médicos que deixaram seus lares para vir ao país participar do programa.

— O problema da escassez de recursos humanos é mundial e, no Brasil, a Medicina vive um momento crucial com a explosão da oferta de trabalho, o crescimento da saúde suplementar e da oferta de serviços no SUS.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...