Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

08/11/2013

Hermann Rorschach: psiquiatra dos testes com tinta nasceu há 129 anos

Hermann Rorschach ficou famoso pelo trabalho com manchas de tinta aplicadas em método de auto-expressão: um conceito baseado em Freud.

Hermann Rorschach, psiquiatra nascido em 8 de novembro de 1884 em Zurique, na Suíça, permanece uma figura importante principalmente devido ao seu famoso teste: uma avaliação psicológica pictórica que utiliza manchas de tinta para compreender o significado psicológico de interpretações individuais. A técnica que ele desenvolveu, hoje denominada teste de Rorschach, tem sido aplicada com frequência por psiquiatras desde 1921 em vários países, porém é polêmico e ainda divide psicólogos.


Hermann Rorschach era chamado, na infância, de "Klecks", por conta de sua paixão pela klecksografia - a arte de transformar manchas de tinta em imagens reconhecíveis. Essa hobby da infância acabou moldando sua futura carreira como psiquiatra. Na época de sua formação, o mundo passava por uma fase se destaque para essa ciência, muito devido aos esforços de Sigmund Freud (criador da psicanálise), e tamanha fama levou o psiquiatra a reaplicar sua paixão pelos jogos com tintas da infância.

Rorschach passou a se perguntar por que algumas pessoas tinham respostas completamente diferentes às mesmas pinturas com tinta, então ele começou a mostrar as manchas para crianças na tentativa de analisar as grandes variações de interpretação. Após anos conduzindo esses testes enquanto trabalhava como diretor-assistente de um hospital psiquiátrico suíço, Rorschach escreveu o livro Psychodiagnostik (Psicodiagnóstico), que descreve como os testes com manchas de tinta simétricas podem ser usados com eficácia na psicanálise.

O psiquiatra morreu menos de um ano após lançar esse trabalho, ainda marcante na ciência moderna, vítima de peritonite aguda causada por uma apendicite. Ele tinha 37 anos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...