Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

04/08/2014

Governo desmente caso de ebola no Brasil e diz que risco no país é baixo


O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (1º) que não há caso suspeito ou confirmado de ebola no Brasil e o risco de transmissão para o país é baixo.

Uma informação sobre uma pessoa infectada com o vírus em Goiânia foi desmentida pelo governo.

O vírus ebola já infectou mais de mil pessoas na Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria, países da África ocidental, com mais de 700 mortos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a situação nesses países saiu do controle e há perigo de o vírus se espalhar para outras áreas.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta sexta-feira que o risco de o ebola chegar ao Brasil é baixo e que não há recomendação específica nem risco de transmissão global do vírus. 

Ontem, o secretário de vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, já tinha informado aoUOL que, embora o risco seja considerado baixo,portos, aeroportos e fronteiras do país estão em alerta.

O vírus ebola embora tenha letalidade de até 90%, é transmitido em contato com fluídos corporais da pessoa infectada. Isso significa que estar em um local onde há surto da doença ou pegar um avião com uma pessoa infectada não causará a infecção, caso não haja esse tipo de contato.

Veja a nota do Ministério da Saúde na íntegra:

"NOTA SOBRE EBOLA

O Ministério da Saúde informa que não há caso suspeito ou confirmado de Ebola no Brasil e o risco de transmissão para o país é considerado baixo. De acordo com os dados oficiais divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os países acometidos pelo surto do vírus Ebola são Guiné, Libéria e Serra Leoa, todos situados na África Ocidental.

Desta forma, cabe esclarecer que a paciente atendida no serviço de saúde de Goiânia não se enquadra em qualquer critério de suspeita dessa doença.

O Ministério da Saúde recebe, diariamente, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública.

Como o Ebola é transmitido pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, a transmissão para outros continentes é considerada como pouco provável. A OMS não recomenda quaisquer medidas que restrinjam o comércio ou o fluxo de pessoas com os países afetados

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...