Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

23/03/2013

Alcoolismo / Álcool: Efeitos do álcool sobre o cérebro


EFEITOS ADVERSOS DO ÁLCOOL SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

Pauta - QUANDO A QUANTIDADE DE ÁLCOOL (ETANOL) INGERIDA PODE SER UM PROBLEMA PARA AS PESSOAS?

Dr. Osmi - As diferenças demográficas, sócios-culturais, educacionais e religiosas determinam diferentes graus de tolerância ao uso e abuso de álcool. Porém o critério mais frequentemente empregado para estabelecer o padrão de uso abusivo de álcool puro consumida é a frequência de consumo:

Classificação dos tipos de bebedores:
A.Bebedor Discreto ("bebedor social"): Ingere menos de 212 gramas de álcool por mês. 
B.Bebedor Moderado: Ingere de 212 a 540 gramas / mês. 
C.Bebedor Excessivo: Ingere mais de 540 gramas / mês. 
Pauta - COMO O ÁLCOOL INGERIDO CHEGA ATÉ O CÉREBRO ?

Dr. Osmi - Quando ingerimos o etanol, ele é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal, sendo uma quantidade substancial já absorvida ao nível do estômago. Atinge concentração sanguínea máxima em 1 hora e depois é oxidado no fígado por enzimas chamadas desidrogenases alcoólicas, transformando-se em aldeído acético. Ao atingir o sangue, circula até o sistema nervoso que inclui o cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.


Pauta - QUAL A AÇÃO DO ÁLCOOL NO CÉREBRO?

Dr. Osmi - O etanol possui ação puramente depressora sobre as células nervosas, diminuindo os impulsos nervosos. Pode causar efeitos mínimos quando a concentração sanguínea é mínima, em torno de 46 mg / 100 ml de sangue, pode levar ao coma com concentrações em torno de 300 mg / 100 ml e até mesmo à morte quando atinge concentrações em torno de 500 mg / 100 ml.

Pauta - SE O ÁLCOOL DEPRIME O CÉREBRO, PORQUE QUANDO BEBEMOS, NO INÍCIO HÁ DESINIBIÇÃO, EUFORIA ?

Dr. Osmi - Porque em pequenas quantidades o etanol inicialmente possui efeito depressor sobre os neurônios dopaminérgicos do Sistema Límbico (Região do Cérebro responsável por nossos sentimentos e emoções). Esses neurônios inibem algumas de nossos sentimentos e emoções e portanto ação depressora do álcool sobre neurônios inibitórios leva à EXCITAÇÃO, DESINIBIÇÃO, EUFORIA. Ao continuar ingerindo álcool o mesmo atinge também outras áreas do cérebro, com ação predominantemente excitatória e a partir daí começa haver inibição, sonolência, torpor e até coma.

Pauta - O ÁLCOOL PODE ALTERAR OS REFLEXOS NEUROLÓGICOS E PORTANTO LEVAR À ACIDENTES, CASO A PESSOA DIRIJA APÓS BEBER ?

Dr. Osmi - Sim, como dissemos o álcool tem ação depressora sobre o cérebro e pode causar sonolência, desatenção, desconcentração e eventualmente desmaios o que pode acarretar tragédias no trânsito caso a pessoa dirija após ingestão de bebidas alcoólicas. Em um estudo realizado nos EUA em motoristas urbanos, envolvidos ou não em acidentes de trânsito, concluiu-se que:
- Com dosagens sanguíneas de 80 mg / 100 ml há aumento de 4 vezes na probabilidade de ocorrer acidentes;  
- Com dosagens de 150 mg / 100 ml há aumento de 25 vezes na chance de ocorrer acidentes. 
Portanto no Reino Unido é ilegal dirigir com uma concentração sanguínea de etanol superior à 80 mg / 100 ml.
Pauta -QUAIS AS COMPLICAÇÕES QUE O ÁLCOOL PODE CAUSAR NO SISTEMA NERVOSO ?

Dr. Osmi - As complicações podem ser de 2 tipos:
- As agudas: Que são decorrentes da ingestão excessiva e isolada de álcool;

- As crônicas: Decorrentes da ingestão excessiva e freqüente (diária) de álcool ao longo de meses ou anos.
Dentre as complicações agudas que ocorrem no SNC, podemos destacar a chamada intoxicação alcoólica aguda, que clinicamente pode se manifestar como:

A) Intoxicação patológica: É uma situação onde o indivíduo após ingerir bebida alcoólica torna-se irracionalmente furioso, violento, destrutivo.

B) "Blackout": Ocorre uma lacuna de memória em que o indivíduo não se lembra de eventos e ações ocorridas durante um período de bebedeira, durante o qual o seu estado de consciência parecia adequado.

C) Coma: Emergência médica onde o indivíduo pode apresentar insuficiência respiratória sendo necessário entubação e ventilação mecânica para evitar lesões cerebrais definitivas e sequelas.



Pauta - E QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES NEUROLÓGICAS DECORRENTES DO ALCOOLISMO CRÔNICO ?

Dr. Osmi - Dentre as complicações crônicas podemos ter:

- Abstinência alcoólica: Inicia-se 6 a 24 h após a abstinência absoluta ou relativa da ingestão de álcool. Caracteriza-se por ansiedade, inquietação, irritabilidade, insônia, tremor, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, aumento da transpiração corporal e da temperatura. 

No segundo ou terceiro dia há alucinação, desorientação no tempo e espaço, confusão, delírio, agitação, taquicardia, sudorese, hipertermia, caracterizando o "Delirium Tremens (D.T.)", que geralmente melhora após 3 ou 4 dias. 

Em casos mais graves pode haver distúrbios metabólicos, desidratação, convulsões e até mesmo óbito.

- Síndrome de Wernicke-Korsakoff: Caracteriza-se por desorientação, confusão, amnésia, dificuldade para deambular e confabulação. Pode iniciar-se de forma aguda (horas ou dias) e às vezes subaguda ( semanas), após a ingestão excessiva de álcool.

- Demência Alcoólica: É um quadro de origem multifatorial (Efeito tóxico direto do etanol sobre os neurônios, traumatismo craniano, deficiência nutricional), mostrando sinais de lesão nos Lobos Frontais do cérebro e alterações da personalidade. Caracteriza-se por apatia, tendência à mentira, redução da capacidade de julgamento, perda do interesse pelo ambiente e pela sua aparência, perda das habilidades viso-espaciais e da memória.

- Miopatia: O alcoolismo é uma das causas mais comuns de lesão de células musculares esqueléticas e excreção de mioglobina (proteína existente nos músculos) pelos rins levando à uma miopatia que é caracterizada por dor intensa, câimbras musculares, necrose muscular. Pode ainda levar à lesões renais e insuficiência renal.

- Polineuropatia periférica: É o acometimento de nervos periféricos, geralmente dos membros inferiores, causando dormência, diminuição da sensibilidade, sensação de choque, queimação, e até anestesia nos pés e mãos, podendo levar à lesões nestes órgãos por redução da sensibilidade táctil, térmica e dolorosa.


Pauta - ESSAS LESÕES NO SNC SÃO REVERSÍVEIS CASO HAJA INTERRUPÇÃO DA INGESTÃO DE ÁLCOOL ?

Dr. Osmi - Depende do tipo, da extensão e do grau da lesão. A miopatia e a polineuropatia são exemplos de problemas que podem melhorar após a interrupção do alcoolismo, porém quase todas as outras lesões melhoram em maior ou menor grau com o tratamento adequado e interrupção da ingestão de álcool.

www.pautaantidrogas.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...