Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

25/11/2014

Doando Sangue: Perguntas frequentes!



01- Quem pode doar sangue?

Pessoas que estão entre os 16 e 69 anos e têm peso acima de 50 quilos. Pessoas com idade de 16 e 17 anos podem doar com consentimento formal do responsável legal. Se for a primeira doação, idade máxima é de 60 anos. É preciso ter boas condições físicas e de saúde, além de não apresentar fator de risco ou histórico de doenças transmissíveis pelo sangue (como hepatite, doença de Chagas, sífilis, HTLV I/II, HIV) e não ser portador de epilepsia ou diabetes não-controlada. Outras condições impedem a doação e são avaliadas individualmente na entrevista que ocorre minutos antes da doação. Esse procedimento é necessário para proteger quem doa e quem recebe o sangue. Não é necessário estar em jejum, porém após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.
02- Tenho tatuagem e piercing, posso ser doador?

Sim, desde que a tatuagem ou o piercing tenha sido feita há mais de 12 meses. Entretanto, você não deve doar sangue se tiver piercing na cavidade oral ou região genital.
03- Mulheres no período menstrual podem doar?
Podem, desde que estejam se sentindo bem, e que tenham o teste de anemia (dosagem de hemoglobina), feito no dia da doação, dentro dos limites aceitáveis.

04- Quantas vezes por ano pode-se doar sangue?

As mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias. O homem, quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre as doações.

05- Qual o tipo de sangue mais procurado?

O tipo O Negativo, pois se trata do doador universal. No momento de urgência, quando não é possível realizar exames para descobrir o tipo sanguíneo do paciente, o O Negativo pode ser utilizado prontamente.
06- Quais os tipos de sangue mais difíceis de serem encontrados?

Os de Rh negativo são os mais raros, segundo a ordem: A Negativo, O Negativo, B Negativo e AB Negativo. 
Vale dizer que, como o O Negativo pode ser utilizado para todos, em geral, é o mais procurado e conseqüentemente o que mais falta faz nos bancos de sangue. Considerando a população mundial, podemos estimar uma média de 90% de doadores fator Rh Positivo. 
07- Quanto tempo leva uma doação?

Todo o processo leva cerca de 30 a 40 minutos, incluindo a entrevista, exames iniciais e a doação propriamente dita. A coleta de sangue, na dependência de cada doador, leva de 5 a 10 minutos. Não é necessário estar em jejum, porém após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação. 
08- É possível programar minha doação?

Sim. Você pode agendar a doação, tanto para um parente que esteja precisando de sangue, quanto para abastecer o banco de sangue. É possível programar-se para o ano todo e tornar-se um doador regular. 
09- Quais os cuidados antes de doar sangue?

São poucos os cuidados antes da doação de sangue. Não é necessário estar em jejum, porém após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação. É preciso estar dentro dos pré-requisitos, descritos na questão 1. 
10- Quais os cuidados após a doação?

É preciso ingerir bastante líquido e não fumar por 1 hora após a doação. Para dirigir é necessário aguardar 30 minutos. No dia da doação, não realize exercícios intensos e não faça força com o braço de onde foi retirado o sangue. 
11- Sangue tem validade?

Sim. O sangue tem uma durabilidade de 35 a 42 dias, variando de acordo com a solução anticoagulante presente no interior da bolsa de sangue, pois algumas dessas soluções podem preservar o sangue por mais ou menos tempo. 
12- Quanto tempo leva, para haver a reposição do sangue doado?

Em uma doação são retirados 400 a 450 ml de sangue. Este volume será reposto rapidamente com a ingestão de líquidos após a doação, voltando o doador ao seu volume sangüíneo anterior. 
Quanto aos glóbulos vermelhos, cerca de 2 a 3 semanas, dependendo de cada indivíduo, são necessárias para a produção e recuperação do nível anterior à doação. Antes de cada doação, um exame rápido, dosagem de hemoglobina, será realizado, avaliando a possibilidade de ser feita a doação sem prejuízo para o doador. 
13- Com a doação de sangue eu emagreço, meu sangue afina ou engrossa?

Não, isso é apenas mito. 
14- Doar sangue faz mal à saúde?

Não. Doar sangue não faz mal e não há nenhum risco em se contrair doenças infecciosas, visto que todo o material é estéril, de uso único e descartável. 
15- Faz bem à saúde doar sangue?

Não. O único benefício é saber que você está ajudando no tratamento de até três pacientes. 
16- Para doar sangue é necessário apresentar algum documento?

Sim, de acordo com normas do Ministério da Saúde, um documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial, deverá ser apresentado à recepção

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...