Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

21/03/2015

MP pede suspensão de mosquito da dengue transgênico em Piracicaba (SP)

 
Projeto contratado pela prefeitura prevê a soltura de mosquitos geneticamente modificados na cidade como medida de combate à doença.

O Ministério Público Estadual pediu que seja suspensa a soltura do mosquito Aedes aegypti geneticamente modificado para combater a dengue em Piracicaba, na região de Campinas, no interior de São Paulo. O projeto foi contratado pela prefeitura e prevê a primeira soltura dos mosquitos transgênicos no fim de abril, no bairro Cecap. Apenas machos devem ser liberados no ambiente e, ao copularem com as fêmeas, produzirem descendentes incapazes de chegar à idade adulta e, assim, transmitir a doença.

A cidade seria a primeira no Estado de São Paulo a testar essa forma de controle da dengue. Na sexta-feira, o MP local acatou representação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, que alertava para a falta de aprovação do Aedes aegypti transgênico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A prefeitura informou que já recebeu os questionamentos do MP e enviará a resposta ainda nesta terça-feira. A expectativa é de que até a data da soltura o impasse esteja resolvido.

Um comentário:

http://genpeace.blogspot.com disse...

O fato é que esta variedade de mosquito tem um enorme potencial de controlar (não eliminar) o A. aegypti. Isso deriva de duas linhas de vidência:
a) o enorme sucesso no uso de machos "estéreis" no controle de pragas
b) os resultado de experimentos feitos em várias partes do Mundo com a variedade que agora pode ser liberada em Piracicaba. Vários destes resultados vêm do Brasil e foram obtidos em Juazeiro.

Quanto à biossegurança, ela foi criteriosamente avaliada e a CTNBio aprovou o mosquito com 17 votos favoráveis e apenas 1 contra.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...