Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

19/04/2011

Brasil deve ter vacina contra a dengue em cinco anos



Cientistas esperam que a população brasileira possa, em cinco anos, ser imunizada contra os quatro tipos de vírus da dengue. O prazo para resolver o problema epidemiológico é bem inferior ao tempo de que o país precisa para universalizar o saneamento básico, apontado como uma das causas para a prevalência da dengue. Segundo o governo federal, apenas em 2030 todos os brasileiros terão água encanada e rede coletora de esgoto em suas casas.



Um dos problemas da dengue e outras doenças negligenciadas é que elas cresceram onde não há infraestrutura adequada. As pessoas têm que armazenar água, as prefeituras não conseguem recolher o lixo. Isso vai levar anos , diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Duas pesquisas desenvolvidas no Brasil buscam a produção de medicamentos para diagnóstico e imunização contra os quatro tipos de dengue a partir da modificação genética de plantas.



Na Universidade Estadual do Ceará, o Laboratório de Bioquímica Humana usa o feijão de corda para produzir a proteína do vírus da dengue. Na Universidade de Brasília, o Departamento de Biologia Celular tenta produzir uma parte do vírus da dengue com alface e criar um reagente para detectar a doença.



bjs,soninha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...