Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

03/04/2011

Muito Cuidado ao Administrar Medicamentos!!




O Brasil inteiro ficou chocado quando viu na mídia a notícia da morte de uma garota com 12 anos,depois de  haver recebido vaselina líquida via venosa ao invés da soulução fisiológica.

A criança deu entrada na unidade hospitalar com vômitos e diarréia e saiu no caixão,deixando a população perplexa e a família arrasada.

Segundo notícias,o hospital onde aconteceu a fatalidade,o vasilhame da solução fisiológica e da vaselina líquida eram exatamente iguais, a etiqueta da mesma cor,apenas diferia o registro na etiqueta.




Na nossa graduação,quando cursando a disciplina profissionalizante Fundamentos de Assistência à Enfermagem,que nos coloca em contato direto com o paciente,cuidados pertinentes ao mesmo inclusive a administração de medicações, o que mais o nosso professor nos chamou àtenção foi para a regra dos cinco certos:
- O paciente certo
- A medicação certa
- A dose ou posologia certa
- A via certa
- O horário certo
Se lhe ensinaram isto e você levou a sério,compreendendo a imensa responsabilidade que é cuidar do ser humano parcialmente ou totalmente dependente, você JAMAIS cometerá o erro que levou à morte esta criança.

Não vamos aqui analisar os detalhes tipo: 

-o que fazia a vaselina junto ao soro? 
- por que não  suervisionaram este acondicionamento? 
- onde estava a enfermeira responsável pelo setor? 
Nada disto nos interessa mais.

O que nos interessa e MUITO é não nos esquecermos desta regrinha dos cinco certos para não nos comprometermos nem comprometermos a vida de quem estamos cuidando.

Por mais sono que sintamos após o plantão que se estendeu pela manhã por conta da falta do colega, o cansaço,e a vontade de ir para casa descansar, jamais nos esqueçamos da REGRA DOS CINCO CERTOS pois ela é uma imensa aliada ao êxito dos cuidados prestados ao paciente.

Boa sorte!
bjs,soninha


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...