O Brasil inteiro ficou chocado quando viu na mídia a notícia da morte de uma garota com 12 anos,depois de haver recebido vaselina líquida via venosa ao invés da soulução fisiológica.
A criança deu entrada na unidade hospitalar com vômitos e diarréia e saiu no caixão,deixando a população perplexa e a família arrasada.
Segundo notícias,o hospital onde aconteceu a fatalidade,o vasilhame da solução fisiológica e da vaselina líquida eram exatamente iguais, a etiqueta da mesma cor,apenas diferia o registro na etiqueta.
Na nossa graduação,quando cursando a disciplina profissionalizante Fundamentos de Assistência à Enfermagem,que nos coloca em contato direto com o paciente,cuidados pertinentes ao mesmo inclusive a administração de medicações, o que mais o nosso professor nos chamou àtenção foi para a regra dos cinco certos:
- O paciente certo- A medicação certa- A dose ou posologia certa- A via certa- O horário certo
Se lhe ensinaram isto e você levou a sério,compreendendo a imensa responsabilidade que é cuidar do ser humano parcialmente ou totalmente dependente, você JAMAIS cometerá o erro que levou à morte esta criança.
Não vamos aqui analisar os detalhes tipo:
-o que fazia a vaselina junto ao soro?
- por que não suervisionaram este acondicionamento?
- onde estava a enfermeira responsável pelo setor?
Nada disto nos interessa mais.
O que nos interessa e MUITO é não nos esquecermos desta regrinha dos cinco certos para não nos comprometermos nem comprometermos a vida de quem estamos cuidando.
Por mais sono que sintamos após o plantão que se estendeu pela manhã por conta da falta do colega, o cansaço,e a vontade de ir para casa descansar, jamais nos esqueçamos da REGRA DOS CINCO CERTOS pois ela é uma imensa aliada ao êxito dos cuidados prestados ao paciente.
Boa sorte!
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário