Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

14/11/2011

DIABETES MELLITUS


Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. A data, também conhecida como "Dia Azul" é comemorada no mundo todo com iluminação azul em monumentos e prédios públicos.

O símbolo da data é um circulo azul que simboliza a união. A Federação Internacional de Diabetes  IDF, na sigla em inglês, buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha.

A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta.

Sobre a doença

O diabetes tem crescido no mundo, junto com a obesidade e as doenças relacionadas ao estilo de vida moderno. A forma mais comum do diabetes é o tipo 2, que acomete principalmente pessoas mais velhas e com sobrepeso ou obesidade. Esse tipo de diabetes pode passar muito tempo sem ser diagnosticado, por isso muitos diabéticos recebem o diagnóstico ao apresentar os sintomas das complicações características da doença, como insuficiência renal, dificuldade de cicatrização, problemas de visão e perda de sensibilidade nos pés, entre outras.

A diabetes do tipo 2, que corresponde a mais de 90% dois casos da doença, é virtualmente 100% evitável e pode ser tratada sem medicações na imensa maioria dos casos. Essa é uma boa notícia para quase todos, pois com alimentação correta e exercício pode se eliminar Diabetes completamente.

Muito do que ouvimos falar sobre diabetes pode estar incorreto. Há uma enorme quantidade de desinformação circulando sobre essa doença epidérmica. Por causa desse problema, grande parte dos pacientes que tem essa doença não sabe o que fazer para reverter o problema e aproximadamente 50% deles nem sabem que tem a doença.

A falta de informação pode ser considerada um dos motivos para que as taxas de diabetes, tanto de adultos como de crianças, venha aumentando de forma descontrolado. Hoje, acredita-se que um em cada quatro americanos ou tem diabetes ou é pré-diabético. No Brasil, estima-se que 15 milhões de pessoas sofram com a doença.

Apesar da epidemia de indivíduos diagnosticados com diabetes, precisamos ter consciência de que é uma doença perfeitamente previsível, e, se for do tipo 2, normalmente curável se você seguir algumas medidas simples, novos ajustes de estilo de vida que irão restaurar a sua sensibilidade à insulina e leptina. Os sintomas normalmente são:

- sede excessiva
- náuseas e vômitos
- visão alterada (turva)
- cansaço aumentado
- irritabilidade
- muita fome (mesmo após se alimentar)
- alteração de peso para mais ou para menos
- dificuldade de cicatrização de feridas
- formigamentos nas mãos/ e ou pés

Fonte:
Leia,Estude,Pesquise e
CUIDE-SE.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...