Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

25/05/2011

Vegetarianismo Não Prejudica a Saúde II




Rica em fibra, pobre em gordura
De um modo geral, a nutrição vegetariana atende com maior facilidade aos requisitos de uma dieta saudável. Rica em fibra e pobre em gordura saturada, com ela é possível o equilíbrio entre proteínas, carboidratos e lipídeos, que preenchem necessidades diárias de minerais e vitaminas, diz a nutricionista clínica Sálua Finamor.

— Quando planejada adequadamente, a dieta vegetariana é saudável e resulta em benefícios à saúde, tanto na prevenção quanto no auxílio do tratamento de certas doenças — explica Sálua.

As razões que levam alguém a aderir ao vegetarianismo não se restringem à busca de uma vida mais saudável. Muitos deixam de comer carne por questões ambientais e por serem contrários ao sacrifício de animais.


Em seu livro "Vegetarianismo e Ciência", o médico Julio César Navarro cita um relatório da FAO, a unidade das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, que aponta que a produção de 250 gramas de hambúrguer libera tanto gás estufa para a atmosfera quanto um carro durante uma viagem de 15 quilômetros.

Seja por ideologia ou por causa da saúde, não há idade para se iniciar uma dieta desse tipo, de acordo com os especialistas. Mesmo grávidas e crianças, conforme a obra de Navarro, podem adotar o vegetarianimo. A ADA (American Dietetic Association), órgão de saúde americano, afirma que as dietas lacto-ovo-vegetarianas, quando adequadamente planejadas, podem satisfazer as necessidades nutricionais de bebês, adolescentes e adultos, promovendo um crescimento normal.


— Apesar das comprovações científicas, acho importante não condicionar uma criança à alimentação vegetariana. Pode-se oferecer a opção de comer ou não carne, sempre cuidando obviamente para que se esteja ofertando uma dieta saudável, com todos os nutrientes, para a idade. Devemos deixar que no futuro a pessoa decida o que é melhor para si, para os animais e para o ambiente em que vive — salienta Sálua.


Conheça os benefícios
A dieta vegetariana pode ser usada na prevenção de doenças e como auxílio em tratamentos, conforme a ADA (American Dietetic Association):

- Doenças do sistema digestivo: em geral, pessoas vegetarianas sofrem menos de síndrome do cólon irritável, apendicite aguda, hemorróidas e úlceras;

- Obesidade: a taxa de obesidade é menor em vegetarianos. Previne-se cardiopatias e problemas de colesterol e triglicerídeos;

- Diabetes tipo 2: melhora o controle da glicose e favorece a manutenção de níveis desejáveis de lipídeos;

- Infarto: redução do número de mortes em 31% em homens vegetarianos e de 20% em mulheres que seguem a dieta;

- Colesterol: os níveis são 14% mais baixos em vegetarianos;

- Osteoporose: mulheres após a menopausa com dieta rica em proteína animal e pobre em proteína vegetal têm taxa mais alta de perda óssea e risco maior de ter fratura de quadril;

- Envelhecimento: repercute no bom funcionamento dos órgãos e em uma aparência física mais saudável;



Os quatro pecados

- Falta de orientação: é necessário buscar o auxílio de especialistas, que vão personalizar seus pratos e lanches;

- Monotonia: é preciso variar a alimentação, criar pratos novos e incrementar com legumes, frutas e verduras diferentes;

- Tendência a refinados: a carne vermelha provoca uma sensação de saciedade. Por isso, a primeira atitude de alguém que a retira da alimentação é correr para carboidratos e frituras. Para ser saudável, deve-se substituí-los por produtos integrais, do arroz ao pão;

- Deixar de repor nutrientes: uma avaliação periódica de minerais, proteínas e vitamina B12 é necessária. Suplementos alimentares podem auxiliar.



Faça um cardápio saudável

- Reponha a perda de ferro decorrente da retirada da carne da alimentação: coma feijão preto, lentilha, ervilha, soja, tofu, grão-de-bico, cereais integrais, gema de ovos, vegetais folhosos verdes (couve, espinafre, brócolis, folhas de beterraba), castanhas (caju), sementes (de abóbora, gergelim) e frutas secas (damasco, ameixa e passas de uva).

- Alimentos que aumentam a absorção de ferro: sucos ou frutas ricos em vitamina C, como laranja e acerola.

- Alimentos com cobre, como leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), gema, brócolis, milho, beterraba, alho, rabanete, figo, ameixa, laranja, cogumelo, castanha-do-pará, amêndoas, nozes, melado, farinha de soja, trigo integral, aveia, cevada e centeio.

- Alimentos com ácido fólico, nozes, feijão, vegetais de folhas verde escuras, brócolis, beterraba, alface, grão-de-bico, laranja, couve-flor, banana, lentilha, cenoura e melão.

- Alimentos que diminuem a absorção de ferro (não devem ser consumidos 30 minutos antes nem uma hora depois das refeições): Chá mate, preto, chimarrão, chocolate, café, refrigerantes, espinafre e beterraba crus 




bjs,soninha

Um comentário:

Escolinha Espírita disse...

Escolinha Espírita também no facebook.Recomendei essa matéria!
Com carinho
Elaine Saes

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...