Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

02/06/2011

Escherichia Coli



A Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactérias *simbiontes do homem.

A E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aérobias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula.


A E. coli é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes.

Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açucares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados.


Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas.

Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.


Na E. coli, o genoma tem quase 5 milhões de pares de bases e vários milhares de genes codificando mais de 4000 proteínas (o genoma humano tem 3 bilhões de pares de bases e cerca de 27 mil proteínas).

 *simbiontes: bactérias que vivem comumente no intestino humano sem causar danos; em simbiose.

abçs,soninha


Um comentário:

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Quase não estou podendo comentar em blog algum...
E parece que têm primos dessa bactéria rondando aqui...
Post informativo e necessário.
Bjs fraternais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...