Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

29/08/2011

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante

*  29.08.1831
+ 11.04.1900

Adolfo Bezerra de Menezes nasceu na antiga Freguesia do Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama), no Estado do Ceará, no dia 29 de agosto de 1831, desencarnando no Rio da Janeiro, no dia 11 de abril de 1900.

Adolfo Bezerra de Menezes foi conhecido em seu tempo com o Médico dos Pobres. Isto porque ele fazia mais do que ouvir o paciente e prescrever um receituário com remédios homeopáticos (ele foi um médico homeopata). Ele sofria também com o sofrimento de seus pacientes. Era todo amor e bondade, alimentava sempre o desejo de ser útil e procurava a todo instante arrancar de seu interior os maus instintos naturais e substituí-los pelas virtudes cristãs.

Sobre o médico ele disse:

" O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida."

Bezerra de Menezes

*** Que maravilha seria se todos os médicos assim pensassem, não é mesmo? Se estivesse ainda aqui estaria completando hoje 169 anos.

Leia, Estude, Pesquise, Cuide-se e renda tributo a este espírito de escol que veio ao mundo para nos deixar as nobres lições de vida.

abçs

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...