Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

11/10/2011

Cebola e urucum amenizam efeitos nocivos do mercúrio ao organismo


Metal pode causar danos à memória e provocar abortos espontâneos. 
Condimentos como cebola e urucum podem reduzir os efeitos nocivos do mercúrio ao organismo, segundo experimentos feitos com populações ribeirinhas do Pará, realizados pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o pesquisador Gustavo Rafael Mazzaron Barcelos, a exposição ao mercúrio acontece principalmente devido ao consumo de peixes. A substância é altamente tóxica e provoca danos cerebrais, como perda de memória, e genéticos, podendo causar abortos espontâneos. 
Os experimentos foram conduzidos in vitro, com cultura de células de hepatoma humano, e in vivo, com ratos Wistar. As análises avaliaram o dano genético por meio do ensaio do cometa e alterações de parâmetros bioquímicos relacionados ao estresse oxidativo induzidos pela exposição ao metal. 
— Em ambos os experimentos, registrou-se uma redução significativa dos danos no material genético e do restabelecimento dos parâmetros relacionados ao estado redox das células — comenta Barcelos. 
Segundo o pesquisador, o estudo comprovou o efeito dos compostos isolados quercetina, bixina e norbixina, presentes na cebola e no urucum, na proteção contra a exposição ao metal. De acordo com ele, a partir dessa observação, é possível desenvolver um trabalho de orientação para o aumento no consumo desses alimentos.
Fonte

Leia, Estude, Pesquise e
CUIDE-SE!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...