Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

29/10/2011

Fumo é a principal causa do câncer na laringe


O câncer na laringe, que acometeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. O diagnóstico foi divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Segundo o médico Daniel Herchenhorn, chefe de oncologia do Inca, o tratamento na fase inicial são cirurgias conservadoras, em alguns casos com laser, enquanto em fases mais invasivas o tratamento é cirúrgico, associado a radioterapia e/ou quimioterapia. Em estágios mais graves, a cirurgia em geral é mutilante, deixando o paciente sem as cordas vocais e com uma traqueostomia permanente.

- A maioria dos casos é na corda vocal ou acima dela (supraglótico). Quando ocorre na corda vocal em geral o primeiro sintoma é rouquidão - explica o doutor Herchenhorn - Mais de 80% dos pacientes do Inca com câncer na laringe tem histórico de fumo ou álcool.

A chance de cura depende da extensão da doença, vista através de laringocospia, além de tomografias ou ressonâncias. O fato do paciente fumar aumenta o risco e diminui a probablidade de cura. Fumantes têm quatro vezes mais risco de morrer do que ex-tabagistas. Além disso, qualquer outra doença como pressão alta ou problema cardíaco aumenta o risco.

Segundo o site do Inca, O câncer na laringe é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos nessa região do corpo. O tumor pode surgir nas cordas vocais ou na laringe supraglótica (acima das cordas vocais).

Entre os sintomas estão dor de garganta e rouquidão. O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de alteração na voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar).

Leia, Estude, Pesquise e
CUIDE-SE.


Leia:
CALCINHAS NOVAS




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...