Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

16/04/2012

16 de Abril: "DIA MUNDIAL DA VOZ"


Lula agradece fonoaudiólogos no Dia Mundial da Voz

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou uma mensagem de vídeo para homenagear o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira. Ele revela que quando recebeu a notícia de que estava com câncer de laringe, teve muito medo de perder a voz, mas que o trabalho de uma equipe de fonoaudiólogos lhe trouxe muitos benefícios à saúde.
A batalha de lula contra o câncer

"Continuo fazendo fonoterapia porque tenho certeza de que minha voz pode melhorar ainda mais", destacou, com a voz rouca. Lula ainda declarou que espera que todas as pessoas que tiverem esse problema de saúde possam ter acesso ao mesmo tratamento que ele teve. No final do vídeo, o petista dá os parabéns a todos os profissionais da área da voz e termina brincando: "espero que no dia 16 eu posso estar cantando melhor do que eu canto hoje", já que o vídeo foi gravado no dia 14.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia. O ex-presidente se curou do câncer no final de março e, na ocasião, também divulgou um vídeo.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.


Ame-se e cuide-se!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...