Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

01/05/2012

O CUIDADOR!



O que vem a ser  "Cuidador"? 

O cuidador é exatamente aquela pessoa que cuida de outra. Pode ser alguém da própria  família ou não. Atualmente fala-se muito em Cuidadores de Idosos, isto porque a população desta faixa etária cresce no país e há de se ter alguém que lhe dispense cuidados, muitas vezes, diuturnamente.
O cuidador de idoso profissional é classificado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego como TRABALHADOR DOMÉSTICO:

“…5162 -10 Cuidador de idosos – Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter.

Descrição sumária: Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem–estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”
Tudo que se fala em direito e deveres, em legislação trabalhista para o cuidador de idosos ainda é regido pela legislação do TRABALHADOR DOMÉSTICO.
Os enfermeiros através de redes sociais e artigos, manifestam-se contra o Cuidador, argumentando que já existe um número favorável de auxiliares e técnicos de enfermagem e que estes poderão suprir perfeitamente a carência do mercado.

Eu, particularmente, não sou contra e acho ótimo que a sociedade se manifeste no sentido de, não só aceitar este profissional como alguém útil às famílias, como também exijam que eles tenham o mínimo de preparo possível no que diz respeito ao seu objeto de trabalho.

Nos primórdios da Enfermagem pessoas de várias classes sociais cuidavam dos doentes e tudo era realizado sob a égide do empirismo até porque os paradigmas que norteiam a profissão não estavam definidos.

Gradativamente se delineou uma profissão estribada em conceitos e ações fundamentados na ciência o que garantia maior segurança ao objeto do seu trabalho: o cliente.

Aos poucos estas pessoas passaram a ser chamadas "Atendentes de Enfermagem" que permaneceram no mercado de trabalho por muitos e muitos anos, estimulados pela ganância dos donos das Clínicas particulares que se utilizavam das suas domésticas para a realização deste trabalho, após receberem migalhas do conhecimento científico de que careciam ao bom desempenho a que se propunham.Era uma mão de obra barata.

Mais tarde, o despertar da responsabilidade norteou alguns Presidentes de Conselhos surgindo a necessidade de se melhorar a qualidade do profissional em questão,então resolveram criar cursos de "Auxiliares de Enfermagem", extinguindo os "atendentes" que ainda sobreviviam espalhados pelo país.

Eu imagino que ainda existam!

Aos poucos crescia a necessidade de igualar ou senão aproximar o conhecimento do Auxiliar ao do Enfermeiro, já que a o número de Auxiliares de Enfermagem atuantes é bem maior do que o de enfermeiros, assegurando assim uma boa qualidade assistencial ao cliente.

Surgem então os famosos Técnicos de Enfermagem!

Aqui, abro um parênteses e pergunto: _ "Qual outra profissão possui tantos patamares?" 

_ NENHUMA! 

Apenas Enfermagem possui: Atendente, Auxiliar e Técnico. Dizem que os atendentes foram extintos mas eu tenho cá as minhas dúvidas...

Pois bem, os Auxiliares e Técnicos proliferam iguais a coelhos, muitos são frutos de péssimos cursos, ao ponto de instalarem vaselina líquida e leite materno em veias que deveriam receber medicações; de amputarem dedos de bebês a uma simples retirada de tala de fixação e muitas e muitas aberrações que estamos vendo todos os dias, na mídia.

O que era para ser a solução acabou se tornando um problema.

Por que o governo não se interessa de fato pela questão e unifica estes profissionais através de Escolas de Nível Superior onde Auxiliares e Técnicos complementariam carga horária compatível com a do Enfermeiro NU, estudariam todas as disciplinas do NU e tudo ficaria igual. Aí sim, a Enfermagem passaria a ser vista com outros olhos e seria mais respeitada.

Nós sabemos, não é nenhum segredo, que há Enfermeiros que são frutos de péssimas Faculdades e saem sabendo bem menos do que muitos Técnicos e Auxiliares. 

A situação é crítica e requer um olhar muito cuidadoso do governo e da sociedade.

Surgem então os "Cuidadores". 

Mão de obra gratuita, se são da família, ou mais barata do que Auxiliares, Técnicos e Enfermeiro. 

Claro que há determinados pacientes que a necessidade de um Enfermeiro é insubstituível, mas um Enfermeiro bem qualificado tanto cientificamente quanto emocionalmente. 

O Cuidador, via de regra , tem mais disponibilidade, é mais amoroso, se afeiçoa ao paciente de tal maneira que se doa completamente a fim de ajudá-lo. Já os profissionais de Enfermagem, por abraçarem muitos empregos ao mesmo tempo - normalmente-, são mais estressados, dispersos e  sem muito envolvimento com a dinâmica do cuidar.

Portanto os profissionais de Enfermagem que são contra os Cuidadores, deixem de lado o orgulho, arrogância e vaidade porque Enfermagem não é a dona da verdade e não somos nós apenas que temos capacidade e qualificação para cuidar de alguém. 

Eu penso nos meus pais, mais especificamente na minha mãe, quando éramos pequenos e ela cuidava de nós empiricamente, norteada pelo Amor. 

O Cuidador pode até não ter o conhecimento que nós temos, mas isto é fácil de se resolver através de cursos e orientações. Todavia, muitos deles possuem qualidades que muitos profissionais de Enfermagem não possuem, tipo: a  paciência, o amor ,a dedicação, o respeito e a valorização do outro.

Se me perguntassem o que prefiro: um Cuidador amoroso ou um Enfermeiro qualificado? Com certeza eu optaria pelo primeiro pois sei que o próprio sentimento de amor ao próximo o levaria a buscar o conhecimento a fim de melhor cuidar do seu cliente.

soninha

Leia também:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...