Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

30/09/2013

Clamídia no Homem


Sinônimos e nomes populares:

Gota matinal: provavelmente pelo acúmulo de secreção na uretra durante a madrugada com drenagem pela manhã.

Doença que mancha a cueca: devido ao efeito da secreção na roupa após várias horas sem urinar.

O que é e como se adquire?

É uma infecção sexualmente transmitida acometendo geralmente a uretra e causada pela Chlamydia trachomatis.

É classificada como uma uretrite não gonocócica. O homem, ao ter relações com uma parceira infectada, tem 50% de chance de se infectar.

O que se sente?

Após um período de incubação de três a cinco semanas, no qual o paciente está assintomático, surge prurido e discreta dor uretral, com aparecimento de secreção fluída e transparente, não muito abundante.

É importante saber que durante o período de incubação há grande chance de transmissão da doença.

A infecção por Clamydia pode envolver estruturas próximas à uretra como epidídimos, testículos e próstata, causando epididimite aguda, orquite ou prostatite.

Estreitamento (estenose) uretral é uma complicação rara quando o tratamento não é feito.

A infertilidade masculina ou a transmissão fetal são outras complicações mais temidas. O reto pode também ser contaminado ocasionando dor retal com evacuação sanguinolenta e tenesmo.

Na mulher a infecção por Clamydia pode levar à doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e desconforto abdominal crônico.

Como se faz o diagnóstico?

A história do paciente, juntamente com os sintomas e sinais descritos acima, fazem suspeitar de clamídia.

O exame da secreção deve ser feito a fim de se detectar a clamídia e também para se fazer o diagnóstico diferencial de gonorréia.Outros testes laboratoriais incluem a imunofluorescência para Chlamydia (realizada a partir de raspado de células da mucosa do meato uretral até a fossa navicular), ELISA, PCR e LCR. São todos testes caros.

Se o exame do esfregaço uretral de um paciente com sintomas de uretrite tiver 4 a 5 leucócitos por campo, ausência de diplococos Gram negativos intracelulares ou se houver mais de 20 leucócitos no sedimento do primeiro jato miccional está justificado o tratamento para Chlamidia.

Como se trata?

O tratamento é feito através de antibióticos como azitromicina, doxiciclina, eritromicina e tianfenicol, devendo envolver o paciente e sua parceira. Durante esse período, abstinência sexual ou sexo com preservativo é encorajado.Em geral, o tratamento é bem sucedido

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

- Como foi que eu "peguei" isso?
- Clamídia pode causar câncer?
- Essa doença é transmissível?
- Qual é o tratamento?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...