Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

17/04/2016

Hemofilia: Tipos de Tratamento

No Brasil, as pessoas com hemofilia têm direito aos tratamentos de profilaxia, imunotolerância, tratamento sob demanda e tratamentos ortopédicos
A profilaxia, a imunotolerância e o tratamento sob demanda devem ser feitos na residência do paciente, por meio da terapia domiciliar. Desta maneira, o paciente não precisa se deslocar ao Centro de Tratamento de Hemofilia (CTH) cada vez que precisar receber a infusão, o que dá mais autonomia e independência à pessoa com hemofilia e seus familiares.

Todo paciente tem direito de levar para casa uma determinada quantidade de doses domiciliares (DD), que dependem da gravidade da hemofilia, mas todos podem e devem realizar o tratamento em seu domicílio.

Para isto, o paciente deve estar cadastrado em um CTH, realizar os exames indicados pelo hematologista e ser capacitado para realizar a infusão intravenosa. Esta capacitação é oferecida por um profissional do CTH ao próprio paciente e/ou responsável, e inclui um treinamento teórico e prático que aborda várias informações relevantes sobre a hemofilia e a importância do tratamento e do comprometimento das pessoas envolvidas. No treinamento prático, os pacientes e familiares treinam o preparo e a administração do fator, assim como aprendem em quais situações é necessária a administração do fator, além das infusões previamente planejadas.

No caso do paciente ou familiar não poderem ou não se sentirem à vontade para participar da capacitação, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Posto de Saúde da Família (PSF) próximo da residência do paciente deve ser contatado pelo CTH para administrar o medicamento à pessoa com hemofilia, de modo que este possa ter suas doses domiciliares (DD) de medicamento e não precise se deslocar até o CTH.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...