Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

02/07/2011

02 de Julho: Dia do Hospital

 Hospital Regional Prado Valadares / Jequié:BA

Hospital ou nosocômio é um local destinado ao atendimento de doentes, para proporcionar o diagnóstico, que pode ser e vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico-funcional) e o tratamento necessário.

Historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média.

Actualmente há diferenciação entre hospitais públicos e privados. Os hospitais públicos são financiados e mantidos pelo estado, sendo o custo menor para os doentes em comparação com os hospitais privados.

Também está ligado a cirurgias para as enfermidades das pessoas.

Trabalham em hospital profissionais de limpeza, administração, diretoria, recepção, e principalmente profissionais de saúde, como médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, etc.

Departamentos

Os serviços oferecidos variam muito nos hospitais, e também os departamentos que esses possuem. Eles podem ter serviços de atendimento grave, tais como departamento de emergência, centro de trauma, unidade de queimados, cirurgia de emergência ou atendimento de urgência. Esses podem ser apoiados por unidades especialistas, tal como cardiologia, terapia intensiva, neurologia, ginecologia e obstetrícia e oncologia.

Também existem as unidades de suporte, que auxiliam no tratamento e no diagnóstico médico. As mais comuns são farmácia, patologia e radiologia.


Hospital universitário, hospital-escola ou hospital de ensino é um centro de atendimento hospitalar mantido ou que colabora com universidades, com os objectivos de participar nas actividades de formação e de investigação no domínio do ensino dos profissionais de saúde (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição).

É concedida a denominação de hospital universitário aos hospitais com ensino universitário que, em cada um dos departamentos, serviços e unidades funcionais que participam nas actividades de ensino, satisfaçam determinados requisitos, nomeadamente a existência de um número significativo de médicos habilitados com o grau de doutor e uma capacidade assistencial de referência, evidenciada em termos de desempenho, técnicas e tecnologias de vanguarda, bem como capacidade de investigação instalada.

fonte: Hospital

bjs,soninha
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...