Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

02/07/2011

Sigilo Profissional



Em verdade o segredo ou sigilo é algo que não fica à vista e nem deveria ser confidenciado a outrem, mas há uma flexibilidade no seu conceito e nos diz que ele pode ser compartilhado com uma ou com um pequeno círculo de pessoas.

Existem profissões em que o sigilo com o seu cliente faz parte de um juramento que ele, profissional, fez e que não deve ser quebrado por motivo algum.
O padre por exemplo, jamais deverá contar a outrem o que ouviu em confissão; o advogado com o cliente que o busca para tratar de interesses particulares; o enfermeiro que cuida do paciente muitas vezes é por este solicitado a fim de escutar particularidades e estas só devem ser repassadas ao médico, apenas a ele, se forem necessárias ao tratamento em curso; o médico é também um profissional que deve honrar o juramento que fez ao se formar; o psicólogo etc.
Claro que um tratamento, na maioria das vezes envolve uma equipe multidisciplinar e, um segredo que inicialmente era apenas do conhecimento médico, poderá  vir a ser compartilhado com outros profissionais envolvidos no mesmo tratamento .
Em outras ocasiões o médico se vê obrigado a compartilhá-lo com familiares, mas ele deverá ter o discernimento preciso nestas ocasiões.
Profissionais, não se permitam dar asas à leviandade a fim de que não se amargurem posteriormente. Considerai a nobreza das vossas profissões e levai a sério aqueles que estão sob os vossos cuidados. Deus nos assiste sondando a nossa alma e o nosso coração e sei que Ele colocará em cada um nós, a palavra, o incentivo e a conduta capazes de ajudar no soerguimento dos que estão sob os nossos cuidados.

Blogagem Coletiva
Tema: SEGREDO



bjs,soninha

4 comentários:

chica disse...

Muito legal ,Soninha e esse segredo deve ser bem guardadinho....beijos,chica

Sandra disse...

Nossos segredos são muitos. Tem várias formas.
http://sandrarandrade7.blogspot.com/2011/07/coletiva-segredo.html
Interaçãoa de amigos tbém tem os seus.
Um grande abraço
Sandra

Eva Gonçalves disse...

Não é dado suficiente destaque ao sigilo profissional ou à ética de uma forma geral na formação em Portugal. É com demasiada leviandada como dizes e bem, que vejo colegas discutir por vezes em mesas de café a vida intima de clientes, ainda que sem os identificar, considero uma falta de profissionalismo ... a profissão de psicólogo exige também maturidade para salvaguardar essa confiança que o cliente deposita em nós. Mais do que dever de guardar segredo... é o dever de não quebrar a confiança do cliente desrespeitando-o. Lembraste bem este tipo de segredo neste tema :) Beijinho

Natália Augusto disse...

Olá,

O sigilo profissional, que cada um assume depois de terminada a formação superior, deveria ser o lema principal de variadas profissões. No entanto, isso não acontece.
Alguns partilham informações entre pares; outros são de tal forma perseguidos pela imprensa com mentiras que o mesmo tem de falar do caso que está a tratar. Passa-se na justiça, na medicina, no ensino, na polícia, etc.
É pena, mas é assim.
Obrigada pela partilha.

Bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...