Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

13/08/2011

13 de Agosto: Dia Internacional dos CANHOTOS


Esquerdino ou sinistromano é o indivíduo que se utiliza mais dos membros esquerdos para os seus afazeres.

A presença de um controle motor mais fino com a mão esquerda indica um predomínio do hemisfério direito sobre o esquerdo. Essa característica é determinada geneticamente e está associada ao gene LRRTM1, que codifica uma proteína neuronal transmembranar rica em leucina. Portadores deste gene possuem uma maior prevalência de doenças como esquizofrenia e epilepsia.

Em 2007, pesquisadores descobriram que alelos específicos de pelo menos um de três polimorfismos de nucleotídeo único, além do gene LRRTM1 também estão associados à dominância da coordenação motora com a mão esquerda.
OS DOIS LADOS DO CÉREBRO:

O cérebro é divido em 2 hemisférios. Cada um dos hemisférios controla os movimentos da parte oposta do corpo. Os movimentos que fazemos com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo hemisfério direito do cérebro.

Os dois hemisférios podem sincronizar e dar harmonia aos movimentos, mas um hemisfério não interfere na atividade do outro.

Se ocorrer uma lesão no hemisfério esquerdo, uma pessoa destra será mais prejudicada, pois serão afetados os movimentos do lado direito do corpo. Com o tempo, o hemisfério não afetado vai assumindo o controle que dependia da outra metade e os movimentos podem voltar aos membros paralisados.

A dominação de um hemisfério do cérebro é mais evidente nas funções complexas, as mais simples ambos podem controlar. É possível treinar as habilidades da mão não preferencial e torná-la tão hábil quanto a outra. Isto acontece principalmente quando se aprende a tocar instrumentos musicais.

Nos outros animais não existe esta lateralidade, não há preferência pelo uso das patas.


QUANDO APARECE A PREFERÊNCIA:

Segundo o psicólogo Gesell, que fez teste durante vários anos com crianças, a lateralidade já pode ser prevista em recém nascidos. Quando o bebê está deitado, ele sempre deixa o rosto voltado para o mesmo lado. Este lado, se fosse o esquerdo, indicaria que a criança será canhota. Mas resultados não foram verdadeiros para algumas crianças.


Fases de preferência

Idade Fase de preferência
Nascimento ao 7° mês: Usam indiferentemente as mãos
7° ao 10° mês: Clara preferência pelo uso de uma das mãos
10° mês aos 2 anos: Usam indiferentemente as mãos
2 anos: Manifesta preferência manual
2 aos 6 anos: Podem aparecer fases curtas de variação
6 anos: A preferência está evidente


A CAUSA DO CANHOTISMO:

A causa não tem bem uma explicação 100% certa. Admite-se que é hereditário. Há também a hipótese de que nos primeiros anos a criança não tem preferência, que ela pode ser treinada pelo ambiente. Há muito mais canhotos em famílias com canhotos. O pai canhoto inconscientemente poderia provocar o treinamento da mão esquerda nos filhos. O adulto canhoto entrega o biscoito inconscientemente na mão esquerda do filho. Mas esta teoria também não tem resultado confiante, já que houve muitos desvios.

Em pesquisas descobriu-se que onde os dois pais eram canhotos havia 50% de chance do filho também ser canhoto. Considera-se o canhotismo como caráter herdado por falta de provas. Mas não há comprovação de um gene que determine qual irá ser o hemisfério dominante no cérebro.

Os destros tem o hemisfério esquerdo bem mais volumoso do que o direito, enquanto que nos canhotos não têm muita diferença. Dentro do útero se vê diferenças entre as artérias que irrigam os hemisférios do cérebro.

As digitais dos canhotos nos polegares e nas mãos são parecidas e nos destros são diferentes. Como as digitais são determinadas pelos genes a causa de serem similares ou diferentes tem causa genética.


NADA A VER COM A INTELIGÊNCIA:

Viu-se que grande número de pessoas com lesões cerebrais ou deficiência mental eram canhotas. Mas foi feita um pesquisa que revelava que muitas delas tinham lesão cerebral e que tiveram a aprender a usar a outra mão.

Nos retardados ocorreu devido a compreensão pela "imagem do espelho". Usavam a mão esquerda para repetir o que outra pessoa fazia com a mão direita. No mundo, destas pessoas com problemas cerebrais, 28% são canhotas.

Não deve-se dizer que todo canhoto apresenta deficiência neurológica. Existem grandes gênios na história que são canhotos.


UMA ASSOCIAÇÃO COMBATIVA

No Brasil existe uma associação de canhotos chamada ABRACAN. Esta é filiada à Left-Handers International que é mundial.

Estas associações tem como objetivo principal conseguir a fabricação de objetos para canhotos como tesoura, abridor de lata e baralho com números nos quatro cantos.

Foi criado o dia do canhoto: "Canhoto Internacional" (de Topeka, Kansas, Estados Unidos) sendo no dia 13 de agosto.

A associação também sugere que seus associados cumprimentem usando a mão esquerda, isto para fazer com que os destros também sintam alguma dificuldade.

fontes: CANHOTO
DIC 

Leia, Estude, Perquise, Informe-se e
CUIDE-SE!

abçs, 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...