Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

10/04/2012

Réplica de feto em 3D ajuda tratamento precoce


Em teste a mais de cinco anos, um exame que permite imprimir o feto em 3D e tamanho real chega ao mercado brasileiro em abril e está sendo considerado um avanço na medicina.

O exame permite que o bebê seja replicado em um material parecido com gesso ou resina, sendo utilizado atualmente para pesquisas associadas a malformação fetal, descoberta de tumores cervicais, lesões externas, lábio leporino e problemas nos membros e na coluna.

O ginecologista e especialista em medicina fetal Heron Werner Jr., diz que essa técnica irá fazer com que os problemas fetais sejam mais bem entendidos “é mais fácil discutir o caso mostrando um modelo físico e não só vê-lo na tela”, afirma.

Com a réplica em 3D, os possíveis casos de malformação que surgirem durante a gravidez poderão ser operados com maior precisão e planejamento após o parto, já que os testes preliminares serão feitos no modelo.

Mais uma vantagem de se ter em mãos o feto é facilitar a comunicação da patologia ou deformidade aos pais do bebê, explicando também futuras cirurgias.

Uma lembrança aos pais

Essa novidade pode trazer ao mercado a grande expectativa dos pais de ver o rosto do filho antes do nascimento. A réplica pode se tornar uma lembrança do bebê no período de gestação. "Não é esse o objetivo inicial, mas acaba pegando carona. A cópia é muito fiel." Diz o ginecologista.

O exame está disponível no laboratório Alta Excelência Diagnóstica em São Paulo e seus custos ainda não foram determinados, tudo vai depender do material e o tamanho que a família reproduzirá o feto.

A coordenadora da equipe de medicina fetal do hospital Albert Einstein, Rita de Cássia Sanchez Oliveira, afirma que a nova técnica pode ser um conforto para mãe que é deficiente visual. pois poderá acompanhar a evolução de sua gestação com mais segurança.

O procedimento

A gestante passa por um ultrassom ou ressonância magnética a fim de obter dados matemáticos das dimensões e do formato do bebê dentro do útero. Após o processamento desses dados no computador, as informações são enviadas para a impressora 3D.


Estude e Cuide-se!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...