Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

11/07/2012

SUS passa a distribuir pílula do dia seguinte sem exigir receita médica


O Ministério da Saúde vai dispensar a exigência de receita médica para a entrega de pílula de emergência, mais conhecida como pílula do dia seguinte, nos postos do SUS. Para evitar a gravidez, o medicamento deve ser utilizado no máximo até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ter de esperar por uma receita médica poderia colocar em risco a eficácia do anticoncepcional. 
- Cerca de 16 milhões de adolescentes engravidam antes dos 18 anos, revela OMS 
O medicamento é entregue gratuitamente pelo SUS mediante prescrição médica desde 2005. Até então, apenas vítimas de violência sexual tinham direito à pílula na rede pública. O número de tratamentos por esse método saltou de 513 mil em 2010 para 770 mil em 2011, mas muitas mulheres ainda se queixavam da dificuldade no acesso ao medicamento. 
- Contracepção além da pílula

É válido lembrar que a pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo indicado para uso frequente, deve ser ingerida apenas em casos inesperados de relação sexual desprotegida. Por possuir alta taxa hormonal, ela pode causar desconforto e reações incômodas, tais como: alterações no ciclo menstrual, interferência na ovulação, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos.´

Tainah Medeiros

Previna-se!

Leia também:
O TREM

Um comentário:

Marineide Dan Ribeiro disse...

Vim espiar por aqui também!
Tudo lindo como sempre.
Soninha eu nunca daria pra enfermeira...por este motivo respeito muito esta profissão!

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...