Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

15/10/2013

Dia da Prevenção das Doenças do Coração


A forma mais comum de doença cardiovascular é a doença arterial coronariana. Nessa doença, placa se acumula nas paredes das artérias que carregam sangue ao coração. Com o tempo, esse acúmulo de placa faz as artérias estreitarem e endurecerem. Isso torna mais difícil para o coração receber todo o sangue que precisa. Coágulos sanguíneos podem se desenvolver. Se o coágulo bloquear completamente ou a maior parte do fluxo sanguíneo ao coração, ocasionará ataque cardíaco

Já o AVC ocorre quando o cérebro não consegue obter sangue suficiente, fazendo com que as células cerebrais comecem a morrer.


Ataque cardíaco, AVC e outras doenças cardiovasculares são ameaça à saúde de muitas pessoas. Porém, há medidas que você pode tomar para a prevenção de doenças cardiovasculares, protegendo seu coração e diminuindo seus riscos. Essas medidas incluem praticarexercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, conhecer suas medidas (pressão, colesterol,glicose) e cuidar bem de si mesmo.

Você não precisa se tonar um superatleta, mas precisa se movimentar. Um estilo de vida ativo pode diminuir seu risco de morte prematura por doença cardíaca, AVC e muitos outros problemas de saúde. Também pode melhorar seu humor. Benefícios para a saúde podem ser obtidos fazendo o seguinte cada semana:


* 2h30m de atividade física aeróbia de intensidade moderada
ou
* 1h15m de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa
ou
* uma combinação de atividade física aeróbia de intensidade moderada e vigorosa
e
* Atividades de fortalecimento em 2 dias ou mais.

Então, escolha a atividade que gosta e a faça regularmente.


Ingerir comida gordurosa pode o fazer engordar. Porém, esse não é o único risco. Uma alimentação que não é saudável pode ter impacto direto nas suas artérias, pressão sanguínea, nível de glicose e outras coisas.

Você não precisa fazer uma dieta especial para ter uma alimentação saudável. Somente certifique-se de comer frutas, verduras, legumes, grãos integrais, laticínios com pouca gordura, peixes, nozes, feijões, e carnes magras. 

Os alimentos também devem ter pouca gordura saturada,gordura trans, colesterol, sal e açúcares adicionados. Se você bebe, consuma álcool moderadamente.
Conhecer suas medidas

Peça ao seu médico para checar suas medidas de pressão sanguínea, colesterol (total, triglicerídeos, HDLe LDL) e glicose no sangue. Esses exames simples dão informações importantes sobre sua saúde cardiovascular. Seu médico pode te explicar o que essas medidas significam e o que você precisa fazer para proteger seu coração.

Cuidar bem de si mesmo

Estresse, ansiedade, depressão e falta de sono estão relacionados à elevação do risco de doenças cardiovasculares. Você pode sentir que não tem tempo suficiente para descansar e dormir o suficiente. Porém, as possíveis consequências, como ataque cardíaco e AVC, não valem a pena para fazer você exigir demais de si mesmo. 


É importante ter um tempo para si. Certifique-se de que está dormindo o suficiente. Tome medidas para manter o estresse sob controle, como tirar um tempo todo dia para relaxar e estar com amigos e pessoas que gosta. Caso não consiga, por causa de problemas de depressão ou ansiedade, procure ajuda. Seu médico pode sugerir formas saudáveis de reduzir o estresse, ou tratamento para a depressão eansiedade. Embora ainda não seja conhecido o impacto e problemas emocionais sobre a saúde cardiovascular, seu tratamento melhora sua saúde geral e sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...