Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

30/03/2011

Ser Enfermeiro (a)



Afinal de contas o que é ser enfermeiro?

Se lançarmos esta pergunta a um grupo de enfermeiros cada um terá a sua própria resposta objetivando desta maneira não ser o enfermeiro um profissional com características iguais a todos os demais.

Não há,pois,um conceito pré estabelecido do que seja este profissional ainda que algumas qualidades mundialmente listadas sejam citadas como indispensáveis ao exercício profissional.

Contudo,não importa de qual maneira seja o enfermeiro definido,o que importa de verdade é o seu desempenho ante o seu objeto de trabalho que é o paciente,ou modernamente chamado de cliente.

Em qualquer área em que se especialize o seu labor estará sempre voltado para o ser humano daí a grande necessidade de ser detentor de uma profunda sensibilidade a fim de que possa criar uma efetiva empatia com o seu assistido determinando desta maneira o seu modus operandis embasado no amor ao próximo aliado à ciência que norteará a dinâmica do tratamento implementado.

Quem não sabe se colocar no lugar do outro jamais poderá elaborar um plano de cuidados que supra as reais necessidades de quem muito espera de quem o assiste.

Vê-se em muitos consultórios médicos um profissional apressado que apenas indaga do cliente,com frieza:

- O que está sentido?

E, depois de breves palavras seguidas algumas vezes de solicitação de exames,a entrega de uma receita provisória enquanto aguarda resultados para um posterior diagnóstico.A maioria destes profissionais não mais examinam o cliente,parece que têm medo de tocá-lo,muito raramente aferem a pressão arterial,quando não , pedem ao técnico de enfermagem ou ao enfermeiro que o façam.

Enfermagem não pode e nem deve copiar este modêlo apressado de atendimento.

O cliente precisa ser olhado nos olhos,escutado em todas as suas queixas,questionado e sobretudo examinado.Nós sabemos da importância dos mínimos detalhes citados pelos clientes quando se sentem bem assistidos e bem cuidados.Eles sentem confiança e expõem as suas mazelas.Tal exposição facilita a trilha ao diagnóstico.Cliente mal assistido e sem confiança esconde o que sente,não se mostra,não se revela dificultando ao médico estabelecer um diagnóstico bem como ao enfermeiro e até embaraçando o traçado do seu plano de cuidados.

Somos nós enfermeiros o que resta da grande maioria dos profissionais de saúde, responsáveis pela qualidade de assistência ao ser humano.Não permitamos que isto nos escape para que a saúde não entre no caos total.Somos nós enfermeiros quem muitas vezes detectamos detalhes ínfimos que nortearão o médico ao diagnóstico preciso.A nossa sensibilidade,o nosso cuidado e zelo quem dirá o que o paciente realmente apresenta,se soubermos atendê-lo como se estivéssemos atendendo ao nosso pai ou a nossa mãe.

Concluo com a pergunta no ar...

Afinal,o que é ser enfermeiro?

bjs,soninha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...