Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

27/09/2011

Acne

Nomes populares: Espinhas, cravos, acne vulgar, comedão. 
O QUE É? 
Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta. É uma piodermite que atinge o complexo pilo-sebáceo (pêlo e glândula sebácea). Os quadros mais graves acometem o sexo masculino. Como regra, manifesta-se com intensidades moderada e discreta. Em algumas situações, a manifestação clínica é de tal intensidade que chega a repercutir estética e socialmente, acarretando sérios prejuízos psicossociais, promovendo isolamento e baixa auto-estima

COMO SE DESENVOLVE? 
Existe uma predisposição genética que sofre grandes modificações por fatores hormonais raciais, ambientais, emocionais e bacterianos aumentando ou atenuando as manifestações clínicas. 
Fatores da evolução. 
Hipercornificação ductal. 
Devido a uma predisposição genética, ocorre um espessamento (hiperqueratinização) no folículo pilo-sebáceo que, associada ao sebo, forma uma massa no interior folículo. Isto gera o comedão (cravo), que pode ser aberto (cravo preto) ou fechado (cravo branco). 
Aumento da atividade seborrêica (produção de sebo). 
Aumento este secundário ao aumento dos hormônios androgênicos. 
Micro-organismos mais envolvidos: 
Propionybacterium acnes (P. acnes) e Staphylococcus epidermides
Inflamação 
As bactérias atuam sobre o sebo iniciando a inflamação da pele, e formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.  
 
O QUE SE SENTE? 
As manifestações são muito variadas podendo aparecer como: 
comedões (cravos); 
pápulas (constituídas de lesões arredondadas, endurecidas, eritematosas, mais altas); 
pústulas, (quando se nota o pus); 
nódulos (lesões profundas e duras) e abscessos. 
As zonas mais comprometimentos incluem: testa, nariz, peito e costas. As lesões mais inflamadas podem doer ou coçar. No rompimento, podem drenar secreção purulenta. 
COMO SE PREVINE? 
A influência da acne no comportamento da pessoa atingida é muito marcante. Procurar tratamento desde o aparecimento dos sintomas pode ser decisivo para a prevenção de cicatrizes e para melhor controle do quadro. Apoio psicológico auxilia o paciente a entender os fatos e facilitar a adesão ao tratamento. 


PROGNÓSTICO. 
O tratamento precoce ajuda a prevenir cicatrizes que, em muitas situações, podem ser mais preocupantes do que a própria acne.
Pesquisado na internet: ABC da Saúde 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...