Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

17/11/2012

‎TUBERCULOSE


O que é:

A tuberculose é uma doença respiratória transmitida pelo ar, potencialmente letal causada pelo Bacilo de Koch, cientificamente denominado Mycobacterium tuberculosis. Ela causa sintomas como tosse crônica que com o passar dos dias torna-se numa tosse com sangue ou com pus e seu tratamento deve ser feito com a toma de antibióticos durante muitos meses seguidos.

Sintomas da Tuberculose

Tosse seca persistente por mais de 21 dias;
Tosse com sangue ou pus após este período;
Emagrecimento;
Cansaço;
Anorexia;
Dor torácica;
Dificuldade respiratória;
Febre ao final do dia;
Suor noturno ao ponto de ser necessário trocar de pijama.
Transmissão da Tuberculose

A transmissão da tuberculose ocorre através da inalação do ar contaminado pelo paciente ao tossir.

O bebê pode adquirir tuberculose de sua mãe, antes ou durante o nascimento por respirar ou engolir o líquido amniótico infectado.

A tuberculose pode afetar outros órgãos do corpo além dos pulmões, uma condição denominada tuberculose extrapulmonar, sendo os rins e os ossos os órgão mais comuns.

Tratamento para Tuberculose

O tratamento para a tuberculose é feito através da toma de antibióticos diários durante vários meses seguidos. No caso da tuberculose óssea, se ela atingir a coluna pode ser necessário o uso de um colete para imobilizar e cirurgia para preservar a coluna. Nos outros tipos de tuberculose somente a toma dos antibióticos é necessário.

Na grande maioria dos casos de infecção, o sistema imunológico destrói as bactérias ou as isola no local da infecção, sem serem percebidas, porém algumas vezes um número de bactérias pode ficar inativa no interior dos leucócitos e a sua reativação ocorre quando o sistema imunológico torna-se comprometido, devido à AIDS por exemplo, ao uso de corticosteróides ou à idade muito avançada e nestes caso, a infecção pode levar à morte.


Ame-se, estude e Cuide-se!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...